13 de mar. de 2013

Incêndio destrói mais de 6 mil hectares de vegetação em Pindobaçu

Redação Portal Clériston Silva PCS

Um incêndio na Serra da Fumaça, no município de Pindobaçu, a 239 km de Serrinha, já consumiu mais de 6 mil hectares de floresta, de acordo com o departamento do Meio Ambiente da cidade.

O sargento Marcelo Diniz, do Grupamento de Bombeiros Militares de Senhor do Bonfim, afirma que o incêndio teve início na manhã da última quinta-feira (7) e ainda não há a confirmação de que o foco inicial das chamas foi provocado por um acidente ou por ação criminosa.

Seis bombeiros de Senhor do Bonfim começaram a debelar as chamas com o apoio de cerca de 30 outros homens de Pindobaçu. Andrea Damasceno, engenheira ambiental do departamento de Meio Ambiente do município, afirma que o grupo foi formado por voluntários, brigadistas e membros da Guarda Municipal da cidade, além de motociclistas que não vivem na cidade, mas que têm conhecimento da Serra da Fumaça. A prefeitura de Pindobaçu também disponibilizou viaturas do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), enfermeiros e transporte para a equipe, a fim de ajudar na logística e segurança dos brigadistas.

Na segunda-feira (11), o sargento Diniz percebeu que o grupo de quase quarenta pessoas não estava conseguindo controlar o incêndio e pediu apoio ao Grupamento de Bombeiros Militares de Juazeiro, que enviou mais 10 homens para ajudar as chamas. Com a ajuda, ele afirma que foi possível cercar o incêndio e prevenir que outras áreas fossem afetadas através da irrigação do solo ao redor das chamas. "O incêndio começou em uma região em que a vegetação está muito seca. Conseguimos controlar um dos lados da serra, mas ainda existem focos menores de incêndio florestal", afirma o sargento.

A engenheira ambiental Andrea Damaceno acompanhou o trabalho de combate ao fogo e esclarece que não houve nenhuma vítima e que nenhuma construção foi destruída pelas chamas, mas houve uma perda para a biodiversidade no local. "É uma região muito rica, houve uma perda muito grande de uma vegetação bem diversificada", disse, "Tínhamos uma região com espécies de orquídeas e também ninhos da águia-chilena". 

Ela salienta que diversos animais conseguiram fugir do incêndio, mas que não sabe se algum dia tornarão a habitar o local. Dentre os animais mais afetados, ela cita que inúmeras cobras foram encontradas em chamas, em virtude do seu comportamento natural de não fugir e tentar enfrentar as adversidades.

Apesar de abrigar em seu território uma porção da Serra da Fumaça, o município de Pindobaçu ainda não possui uma Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O incêndio já dura seis dias e ainda não foi totalmente debelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário