16 de ago. de 2012

Santaluz: Único açude disponível para abastecer zona rural está quase seco

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O açude de Riacho da Cruz, localizado a 7 km da sede do município de Santaluz, no nordeste baiano, está prestes a secar. O reservatório é a última opção de água para os moradores de comunidades da zona rural circunvizinhas que dependem da água, já que não contam com a chegada do recurso em encanamentos.

De acordo com reportagem do site Calila Notícias, o prazo máximo, caso não chova no período, é de dois meses. Segundo o portal, não há água em nenhum outro açude ou barragem do município. Durante todo o dia, a água do Riacho da Cruz é disputada pela população que utiliza bicicleta, moto, jegue, caminhonete e caminhão para garantir o recurso, que não serve para o consumo humano.

Os carros-pipa da região cobram R$ 130 por sete mil litros disponíveis no reservatório dos veículos. O preço pode variar a depender da distância entre a captação e a entrega. Santaluz, que está localizada no Território do Sisal, sofre há meses com a estiagem que castiga toda a região. O município decretou em março último situação de emergência por conta da seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário