28 de ago. de 2012

Jacobina: Bebê morre por falta de UTI neonatal

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um bebê recém-nascido morreu nesta segunda-feira (27) após sofrer complicações respiratórias decorrentes de parto prematuro realizado no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, no norte baiano. A família da criança, que completaria três dias de vida, alega falha no atendimento médico. A unidade médica afirma que a morte foi provocada pela falta de vagas em UTIs neonatais no estado.

Segundo as informações de parentes, Milane de Souza Araújo, a mãe, deu entrada no centro médico municipal na última sexta (24) com contrações e perda de líquidos. A irmã, Magda de Souza Araújo, contou em entrevista ao G1 que a grávida teria ficado em observação e liberada cerca de cinco horas depois, porque, apesar das fortes dores, os médicos teriam informado que a paciente não estaria no momento certo do parto e deveria fazer exame de ultrassom em uma clínica particular.

Depois da realização do procedimento solicitado, Milane retornou ao hospital e foi novamente liberada para casa. "Uma hora depois ela piorou, com mais dores e mais perda de líquido, quando retornamos novamente ao hospital. Aí foi quando resolveram internar ela e realizar o procedimento de parto", relatou Magda.

A criança nasceu por volta da 11h do sábado (25), mas com problemas respiratórios e, por isso, seria necessária a remoção para uma UTI neonatal, unidade que, apesar de existir no local, nunca foi ativada por falta de médicos. O secretário municipal de Saúde, Robério Silva, solicitou esclarecimentos sobre a morte da criança, mas a diretora do hospital informou que, até as 17h30 desta segunda (27), o ofício não havia sido enviado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário