15 de ago. de 2012

Praça da Matriz é entregue à população de Tanquinho

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O município de Tanquinho, a 89 quilômetros de Serrinha, conhecido pelos seus principais pontos turístico, o Monte da Emancipação e o minadouro, comemorou os 54 anos de independência com a inauguração, nesta terça-feira (14), da Praça da Matriz, totalmente reformada e pavimentada pelo Governo do Estado. O governador Jaques Wagner também assinou autorização para que Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) promova a abertura de procedimento licitatório para calçamento de ruas no bairro José Jailton e no Loteamento Bom Gosto, com um investimento de R$ 600 mil.

A praça ganhou fonte luminosa, paisagismo, iluminação, quadra esportiva e palco para eventos. Com a nova praça, as famílias passaram a sair mais à noite e as crianças ganharam novo espaço para brincadeiras. “Antes não tínhamos nada disso. Aqui era tudo escuro e nem podíamos brincar durante a noite. Agora, brinco de bola, de correr, de bicicleta... muita coisa. Ficou massa”, disse com um sorriso David Santos, oito anos.

A obra também favoreceu a economia local, aquecendo o comércio e o turismo. Para a vendedora de salgados Iraildes Oliveira, 47 anos, é mais dinheiro no bolso. “Depois da reforma, muita gente passou a visitar a praça e a comprar mais salgados. Isso é bom porque aumenta a renda familiar e melhora um pouco a vida da gente”, afirma.

Áreas urbanas - A reforma da praça foi feita em convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Prefeitura Municipal de Tanquinho. A obra está incluída no Projeto de Implantação de Infraestrutura e Equipamentos Estruturantes em Áreas Urbanas. “Estamos fazendo obra de infraestrutura em diversas cidades baianas a fim de torná-las sustentáveis. Aqui, reformamos a praça, reivindicação dos moradores, e agora vamos requalificar os bairros”, ressaltou Wagner.

Histórico - Tanquinho é muito procurada por pessoas que apreciam turismo ecológico, por causa dos diversos morros e colinas que compõem seu território. O Monte da Emancipação, foi batizado quando da emancipação política do município, em 1958, situado às margens da rodovia BR-324 e é, sem dúvida, a mais bela elevação rochosa da região.

O minadouro é um manacial de água potável que historicamente foi o responsável pelo nome do município. Outra beleza natural, o local é constituído de um verdadeiro tanque em estruturas rústicas, que faz minar água do solo rochoso da região. O município, apesar de pequeno porte, possui uma notória articulação cultural voltada principalmente para o trabalho com os jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário