13 de ago. de 2012

População de Serrinha é convocada para atuação efetiva na prevenção da dengue

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A dengue vem se manifestando durante todo o ano em Serrinha. Cada vez mais casos registrados e mais pessoas acometidas. E a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, se encontra dentro das residências, por este motivo, o município está intensificando as ações com participação ativa da população.

Durante toda a semana, de 06/08 a 10/08, o município de Serrinha recebeu a visita dos técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). A equipe está desenvolvendo, juntamente com os profissionais da Secretaria da Saúde de Serrinha e a sociedade civil, o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue. A equipe percorreu os bairros, realizando reuniões com os líderes comunitários e visita diagnóstica em 10 bairros identificados como prioritários nas ações contra a dengue, além disso, promoveu um encontro dos Agentes de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

No dia 8, os Coordenadores Municipais do Projeto e os técnicos reuniram gestores municipais, representantes de instituições públicas, privadas e sociedade civil no Seminário de Sensibilização dos Parceiros. O evento de sensibilização ocorreu no auditório do CTA. Na ocasião, eles relataram experiências, foram apresentados ao Projeto, que prevê continuidade das ações e atividades, participaram de uma dinâmica para a construção de uma rede de parceiros e ainda foram informados sobre a situação epidemiológica do município.

“Enquanto comunidade, precisamos fazer a nossa parte e correr contra o tempo para evitar uma nova epidemia”, ressaltou Vicente dos Santos, ACS do bairro Vila de Fátima, que ultimamente vem apresentando um dos maiores índices de infestação do mosquito.

As maneiras da população participar da mobilização social são muitas. O cidadão pode ser um multiplicador das práticas de prevenção. Empresas podem doar insumos de aporte às ações, como: água mineral ou lanche para a caminhada de conscientização. Um órgão público pode ceder espaço para palestras com orientações de utilidade pública. Uma organização do terceiro setor pode acionar seus contatos para engajar pessoas da comunidade nos faxinaços.

“Agora percebo uma força maior com a presença do Projeto. Queremos sensibilizar a comunidade para realizarmos ações juntos. Unidos somos mais!", afirmou Nicole Santos, enfermeira de um dos bairros envolvidos.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e operacionalizado pela FLEM, em parceria com o Município de Serrinha, se revela como uma proposta ousada, mas também promissora no reforço e na intensificação das ações contra a dengue, que já vem sendo desenvolvidas pelo município, tendo como seu principal destaque, a participação popular.

Serrinha, que hoje integra o grupo de 45 municípios considerados pelo Ministério da Saúde, como prioritários nas ações de prevenção e controle da dengue, convoca toda população para a luta contra esta doença. (ASCOM GET Dengue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário