22 de ago. de 2012

Polícia Civil divulga balanço de operação em Ribeira do Pombal

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Mais de 17 quilos de maconha, duas armas, seis veículos, cinco motocicletas e certa quantidade de crack e cocaína apreendidos em Ribeira do Pombal, onde também foram cumpridos 22 mandados de prisão temporária e efetuadas quatro prisões em flagrante. Este foi o resultado final da operação “Ato de Valor”, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e as polícias Rodoviária Federal (PRF), Civil, Militar e Técnica, na sexta-feira (17) e encerrada neste final de semana, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e outros crimes na região.

O produtor rural Alan Jobard Almeida e Silva, 56 anos, está entre os 22 presos por determinação da Justiça, tendo os policiais localizado em sua fazenda, 17,3 quilos de maconha escondidos num brejo. Segundo informou o delegado Jorge Figueiredo, diretor do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), a droga estava misturada a uma grande quantidade de semente e acondicionada em diversos sacos, aparentando já ter sido preparada para o plantio.

Catorze porções de crack e certa quantidade de cocaína foram apreendidas na casa de Paulo Ricardo Reis dos Santos, o “Neném”, 23 anos, e cinco porções de maconha estavam em poder de Paulo Renildo de Jesus Santos, o “Sula”, 23, ambos com prisão temporária decretada e autuados em flagrante por tráfico. Jacson Naziozeno Santos Oliveira, flagrado com um revólver de calibre 38, com três munições, e Ubirlan Barbosa dos Santos, este encontrado com um revólver calibre 32, com cinco munições, foram autuados por porte ilegal de arma.

A operação “Ato de Valor” resultou ainda na apreensão de um Fiat Uno, um Santana, dois Gols, um Fiat Pálio e uma caminhonete S-10, bem como cinco motocicletas. As investigações indicaram que os seis veículos e as cinco motos eram utilizados para transportar drogas na região. Aparelhos eletroeletrônicos, celulares e computadores também foram apreendidos em Ribeira do Pombal. A origem de todo os veículos apreendidos já está sendo investigada pela polícia.

HELICÓPTERO - Sessenta e duas equipes das cinco instituições, totalizando 235 profissionais, participam da operação de combate ao narcotráfico, deslocando-se em 62 viaturas. Um helicóptero da PRF sobrevou a região, tendo sido cumpridos todos os 33 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, sem que os policiais deflagrassem nenhum tiro ou empregassem o uso da força.

Desde março deste ano, após denúncias da comunidade ao MPE sobre a intensa movimentação do tráfico em Ribeira do Pombal, o Denarc passou a intensificar as investigações. Um prédio municipal, ao lado da DT de Ribeira do Pombal, funcionou com base de apoio operacional, onde foi feita a triagem dos presos, bem como a lavratura dos flagrantes. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram, no local, exames de corpo de delito nas pessoas conduzidas, bem como a perícia do material apreendido. Os laudos foram emitidos imediatamente.

Além de Alan Jobard, Paulo Ricardo, Paulo Renildo, Jacson Naziozeno e Ubirlan, tiveram os mandados judiciais de prisão cumpridos as seguintes pessoas: José Lucas Matos Silva; Emerson Scott dos Santos de Santana; Marcos Roberto Linhares Araújo; José Ailton dos Santos; Ricardo Oliveira Gama; Humberto Gonçalves da Gama; Roniclei Santos de Jesus; Marcelo Rocha Góis; Alexsandro Santos de Castro; Givaldo de Jesus Reis; Roberto Matos; José Edson dos Santos Tavares; José Flávio Santos de Oliveira; Tamiris Medeiros Gama; Belonaide Maria de Jesus; Jicélia Souza dos Santos; e Roberta Alcâncara de Souza.

Outras 11 pessoas que também tiveram a prisão temporária decretada estão foragidas e vem sendo procuradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário