5 de out. de 2020

Uniões estáveis têm 55% de aumento na Bahia durante a pandemia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Foi registrado um aumento de 55% nas formalizações de uniões estáveis entre maio e agosto deste ano na Bahia. Em números absolutos, os reconhecimentos das uniões no estado passaram de 195 em maio para 302 em agosto.

O aumento coincidiu com a autorização para a prática destes atos por meio de videoconferência, o que garantiu a continuidade de milhares de cerimônias represadas do início da pandemia, além da possibilidade de firmar o ato a casais que se encontravam longe um do outro.

Entre as unidades do Brasil com maior destaque no aumento de uniões estáveis entre maio e agosto estão Ceará (124%), Roraima (100%), Acre (85%), Distrito Federal (72%), Espírito Santo (60%), Bahia (55%), Alagoas (54%), São Paulo (52%), Maranhão (50%), Pernambuco (43%) e Rio Grande do Sul (39%).

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a reconhecer este novo núcleo familiar, configurado na convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituição de família. O instituto traz consequências jurídicas, inclusive sucessórias, aos casais.

Aplicam-se à união estável os deveres de lealdade, respeito, assistência, e de guarda, sustento e educação dos filhos. Por esse motivo, é importante que os casais formalizem a existência da união mediante escritura pública declamatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário