15 de out. de 2020

Com menor reprovação desde 2019, Bolsonaro lidera intenções de voto para 2022

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Levantamento da XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgado nesta quinta-feira (15) revela que, não só a reprovação do governo de Jair Bolsonaro recuou ao menor nível desde maio de 2019, como o atual presidente lidera as intenções de voto para as eleições de 2022.

De acordo com informações do portal Terra, a pesquisa aponta que 31% dos entrevistados consideraram o governo ruim e péssimo, mesmo porcentual daquele mês do ano passado. Há um ano, em outubro de 2019, essa fatia era de 38% e, no mês passado, de 36%.

Outros 39% avaliaram o governo como ótimo ou bom, estável ante setembro e maior índice desde os 40% de fevereiro de 2019. Uma fatia de 28% considera o governo regular, ante 24% em setembro. Para 39%, a perspectiva para o restante do mandato do presidente é ótima e boa, enquanto é ruim e péssima para outros 32% dos entrevistados. O levantamento também aponta que 26% esperaram um resto de governo como regular.

A publicação ressalta, contudo que, apesar da melhora, a variação nos quesitos entre os levantamentos de setembro e outubro está dentro da margem de erro da pesquisa: 3,2 pontos, para mais ou para menos.

Eleições 2022 - Quando o assunto é reeleição, Bolsonaro lidera na pesquisa estimulada feita pela XP/Ipespe, aparecendo com 31% das intenções de voto. Na sequência aparecem o candidato petista derrotado em 2018, Fernando Haddad (14%) e o ex-ministro da justiça - e ex-juiz - Sérgio Moro (11%).

Outros nomes apresentados aos entrevistados foram Ciro Gomes (PDT), com 10%; Luciano Huck, com 5%; João Amoêdo (Novo), com 3%; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%; e o governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 3%. O porcentual dos que disseram que não sabem, não responderam ou pretendem votar branco ou nulo foi de 20%.

Na série histórica da pesquisa estimulada, iniciada em setembro de 2019, a leitura de outubro de 2020 trouxe a maior intenção de voto em Bolsonaro. Na comparação com a leitura de setembro, Sérgio Moro e Ciro Gomes cresceram um ponto porcentual, dentro da margem de erro, enquanto Haddad caiu um ponto porcentual, também dentro da margem.

Nas pesquisas para o segundo turno, o atual presidente é favorito na maior parte dos cenários. Bolsonaro tem 43% das intenções de voto caso o oponente seja Haddad (35%), 42% caso o adversário seja Luciano Huck (28%), 43% contra Ciro Gomes (35%) e 42% se o oponente for Luiz Henrique Mandetta (30%). Apenas em uma disputa com Sergio Moro o presidente aparece pior: com 35% das intenções contra 36% do ex-ministro.

Já na pesquisa espontânea - quando os nomes dos candidatos não são fornecidos ao entrevistado - Bolsonaro também aparece na frente, com 25% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 7%; e Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT), com 2% cada.

Neste cenário, Sérgio Moro aparece com apenas 1% das intenções de voto e todos os outros candidatos somados têm 3%. Na pesquisa espontânea, 13% dos eleitores disseram que pretendem votar branco, nulo ou em ninguém, e 46% não responderam. O levantamento teve abrangência nacional e ouviu mil entrevistados, por telefone, entre a última sexta-feira (8) e o domingo (11).

Um comentário: