17 de jul. de 2017

300ª viagem ao interior: Rui entrega abastecimento de água e realiza outras ações em Santaluz

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Com média de uma viagem a cada três dias de trabalho, o governador Rui Costa alcançou, nesta segunda-feira (17), a marca de 300 visitas ao interior do estado, em pouco mais de 900 dias de mandato. Ao todo, foram 162 cidades visitadas por Rui. A cidade de Santaluz, na região sisaleira, foi escolhida para receber a trecentésima viagem. Durante o evento, no município, o governador realizou ações nas áreas de infraestrutura, saúde, cidadania, agricultura, entre outras.

Na área de Infraestrutura Hídrica, Rui Costa inaugurou a obra emergencial do sistema de abastecimento de água de Queimadas e Santaluz. A obra reforçou o sistema e evitou o colapso no serviço de fornecimento de água para os municípios. O investimento foi de R$ 3,3 milhões, e incluiu a implantação de uma adutora e uma nova estrutura para captação de água. Por meio do Programa Água para Todos, ainda foi autorizada a implantação do sistema de abastecimento de água, nas localidades de Canaverde, Tamboril, Tabuleiro da Vertente, Salgado e Caracol, no município de Serrinha. O investimento foi de 4,3 milhões.

Também foram entregues 1.733 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos agricultores de Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e Santaluz. O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

No âmbito do Programa Bahia Produtiva, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar convênios com entidades da agricultura familiar da região, beneficiando 649 famílias. O investimento foi de R$ 4,5 milhões.

Na ocasião, uma ordem de serviço foi assinada autorizando o início da pavimentação da BA-120, em um trecho de 42 quilômetros, que liga Santaluz a Queimadas. A intervenção beneficia cerca de 152 mil pessoas, que moram também nos municípios de Araci, Barrocas e Valente. Entre as entregas, estão uma ambulância do SUS, para atender o município de Santaluz, e nove tratores e equipamentos agrícolas para produtores da região.

Na área educacional, foi autorizada a cessão de um prédio escolar pertencente à Secretaria da Educação do Estado ao município de Santaluz, com a finalidade de consolidar a oferta de vagas para o ensino fundamental. Também foram anunciadas novas obras em escolas, a aquisição de um trator e de um tanque de peixes para o Ceep Paulo Freire e mais ofertas de cursos de qualificação profissional, como o de Agricultor Orgânico e Piscicultor.

Esse último curso atende a uma demanda existente no Território do Sisal, beneficiando jovens e trabalhadores que têm uma relação com o campo e, em especial, com a agricultura familiar. O governador também anunciou a oferta de vagas para o município na modalidade de Ensino a Distância, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Nenhum comentário:

Postar um comentário