2 de dez. de 2011

Município de São Domingos terá primeiro laticínio

Redação Portal Clériston Silva PCS

Discutir a cadeia produtiva do leite, além de buscar subsídios para fomentar o desenvolvimento agropecuário da região sisaleira. Essas foram as pautas da reunião com o secretário da Agricultura (Seagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, nesta sexta-feira (02), na Fenagro. Participaram do encontro, o diretor-presidente da Sudic, Emerson Leal, o prefeito do município de São Domingos, Izaque Rios, o secretário municipal da Agricultura, Rubem Ribeiro, o presidente da Associação Vitaleite, William Carneiro, e cooperados.

Os produtores e prefeitura solicitaram apoio ao secretário para a implantação de um laticínio, que irá atender mais 400 pequenos produtores rurais da região, com o argumento de que a região é responsável pela produção diária de 30 mil litros de leite, tendo como polo consumidor, principalmente, as cidades de Itabuna e Feira de Santana. Queremos beneficiar o leite, ou seja, resfriar e processá-lo, explicou o presidente da Associação Vitaleite, William Carneiro.

Segundo o prefeito Izaque Rios, com a decadência do sisal na região, os produtores rurais enxergaram na pecuária leiteira uma possibilidade de crescimento da economia local. Nos últimos três anos, tivemos avanço de seis mil litros de leite para mais de 20 mil. Desenvolvemos trabalho no campo da genética, com a inseminação artificial, e almejamos crescer ainda mais, afirma o prefeito, garantindo que já dispõe da estrutura de um galpão.

Por sugestão do secretário Eduardo, ficou acordado que a produção será destinada para a merenda escolar, integrando o programa federal Fome Zero. De acordo com Salles, o projeto será avaliado pela Sudic. “É interessante que o laticínio comece com um pasteurizador e empacotadeira. Essa seria a primeira etapa”, explicou. (Ascom Seagri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário