8 de out. de 2011

Fundador do PCI na Bahia é baleado e preso durante operação

O traficante que fundou o Primeiro Comando do Interior (PCI), Edmilson Bispo dos Santos Junior, foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, a 83 km de Serrinha, na tarde desta sexta-feira (7). Durante uma troca de tiros com policiais militares na cidade de Cachoeira, ele foi baleado com nove tiros.

De acordo com o policial Roberto Santos, há vários dias a equipe do Pelotão Espacial fazia diligências em busca do acusado, que foi encontrado hoje em um matagal. O militar informou ainda que Edmilson estava fortemente armado e quando percebeu a presença de policiais iniciou o tiroteio.

O acusado conseguiu fugir, mas depois de uma perseguição com troca de tiros ele foi baleado e capturado. Policiais socorreram o bandido para o HGCA onde está internado. O fundador do PCI que foi atingido com um tiro na cabeça, três no tórax, dois no braço, e dois nas pernas está entre as figuras mais famosas do baralho do crime.

Outro integrante da quadrilha, identificado como Lucas Santos da Silva, 21, também foi baleado na perna durante a troca de tiros e preso pelos policiais.

Ele foi medicado e autuado pela delegada Carina Alves, titular da delegacia de São Félix que coordena as operações em Cachoeira na ausência do delegado Laurindo. O delegado titular estava em Salvador no momento da ação da PM. Lucas está custodiado na carceragem da Delegacia de Cachoeira.

Ameaças - A operação que resultou na captura de Júnior foi desencadeada após ameaças do traficante. De acordo com o delegado Laurindo, ele pretendia soltar os presos e incendiar a delegacia da cidade nesta sexta-feira (7).

“Ele tocou fogo em um bar que fica atrás da delegacia na semana passada. Ontem ele tocou fogo na casa de uma menina. E agora estava ameaçando tocar fogo na delegacia e soltar os presos que temos lá. Nós ficamos sabemos, eu comuniquei ao dr. Joaquim (coordenador da 3ª Coopin) falando dessa situação de perigo, falei com o major Lancelotti, e eles mandaram uma equipe para dar apoio”, diz o delegado.

Um revólver calibre 38, certa quantidade de maconha e mais um revólver, de calibre 32, utilizado por Júnior para trocar tiros com os PMs, foram apreendidos durante a operação.

Baralho do crime - Júnior tornou-se o "As" de Copas do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em setembro deste ano. O pedido para inclusão do nome do traficante no baralho foi feito pelo delegado Laurindo.

Júnior é o fundador do grupo criminoso primeiro Comando do Interior (PCI), em referência ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção paulista criada na década de 1990, em São Paulo.

Desde junho de 2010, quando fugiu da delegacia de Cachoeira, roubando uma pistola .40 do policial plantonista, ele passou a consolidar o grupo que comanda o tráfico de drogas no município, além de distribuir para cidades vizinhas.

A população de Cachoeira propaga que Júnior, que é filho de Oxóssi, fechou o corpo em três terreiros de candomblé em Cachoeira, São Félix e Conceição da Feira. Dizem que até o delegado foi alvo de “trabalhos” do traficante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário