5 de out. de 2011

Bahia corre risco de sofrer epidemia de dengue, diz Ministério da Saúde

A Bahia é um dos estados do Brasil que mais correm risco de sofrer uma epidemia de dengue no próximo verão, segundo estudo do Ministério da Saúde. As informações são da TV Bahia. O que aumenta o risco no estado é o fato de dois novos tipos da doença, uma inédita e outra que não era registrada há 20 anos, terem sido registradas.

Segundo o Ministério da Saúde, o risco de uma epidemia é "muito alto" por a Bahia ser um estado muito quente e ter agora quatro tipos da dengue registrados. Antes, somente casos dos tipos 2 e 3 do vírus eram registrados no estado - agora, o tipo 1 voltou a ser registrado depois de 20 anos e o tipo 4 apareceu pela primeira vez.

Segundo o pesquisador Mitermayer Reis, da Fiocruz, o risco é maior porque quem já teve algum tipo da dengue pode voltar a sofrer com outro tipo da doença. "(Eles) têm maior risco de ter dengue hemorrágica", explica Reis.

Este ano foram notificados cerca e 48 mil casos da doença no estado - no ano passado, foram 58 mil casos registrados com 35 mortes. Os maiores índices da doença são registrados em Salvador, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Irecê, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário