10 de mar. de 2022

Lula é acionado para resolver crise na base do PT na Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O ex-presidente Lula irá fazer uma reunião com liderança do PP baiano para tentar resolver o impasse que se instalou na base governista com a indefinição de um candidato para a cabeça de chapa e ameaças de desembarque por parte do PP do vice-governador João Leão. As informações são do jornal O Globo.

O encontro, que deve ocorrer até a próxima semana em São Paulo, onde Lula reside. A ideia é buscas um alinhamento entre o governador Rui Costa (PT-BA), o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o vice-governador João Leão (PP-BA), que vêm apresentando divergências entre si.

"O presidente Lula vai entrar em campo. O PP está indo a São Paulo nos próximos dias para falar com ele. Na Bahia temos um governo de coalizão, que não tem dono. A situação ficou desconfortável depois que Wagner decidiu não ser mais candidato, mas a relação de PT e PP é positiva para todos", afirmou o deputado federal Zé Neto (PT-BA).

Os problemas começaram há cerca de um mês, numa outra reunião em São Paulo, na qual Wagner debateu com Lula a hipótese de recuar de sua pré-candidatura ao governo da Bahia. Na ocasião, o senador Otto Alencar (PSD-BA), também presente ao encontro, foi sondado para concorrer ao Executivo estadual no lugar de Wagner, abrindo caminho para Rui Costa se lançar ao Senado.

Leão, que ficou de fora deste encontro, esperava a renúncia de Costa para assumir o governo a partir de abril até o fim do ano. Na segunda-feira, porém, diante da resistência de Otto em concorrer ao governo, Wagner anunciou à “rádio Metrópole” que o senador disputará a recondução e que o PT escolherá um candidato próprio à sucessão de Costa, que completaria o mandato sem disputar a eleição deste ano, o que irritou tanto o vice quanto o atual governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário