2 de dez. de 2014

Governo estuda reduzir seguro-desemprego, auxílio-doença e benefícios sociais para conter gastos

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo estuda importantes medidas de redução de gastos a serem implementadas em 2015. O anúncio foi feito durante uma palestra no Encontro de Política Fiscal 2014, realizado na Fundação Getúlio Vargas.

Entre as medidas estudadas estão corte de despesas com seguro-desemprego, auxílio-doença e abono salarial, benefícios que tiveram um acelerado aumento nos últimos anos. “Vamos reformatar esses benefícios para interromper a elevação dessas despesas”, disse Mantega.

Também está sendo considerada a redução de subsídios financeiros nos empréstimos concedidos pelo BNDES. O banco tem vários programas de financiamento com juros abaixo da taxa Selic, e vem recebendo injeções de verba do Tesouro Nacional.

Segundo o ministro, o país deve fechar 2015 com saldo positivo no resultado primário (diferença entre as despesas e a receita do governo). O ministro voltou a culpar a crise internacional pelo fraco desempenho da economia.

Mantega, que será substituído no ano que vem, disse que o principal desafio do próximo ministro será fazer a transição de um período de crise para um novo ciclo de expansão econômica. O ministro evitou comentar os nomes dos possíveis substitutos. “Minha fonte é a presidente Dilma e ela não anunciou nenhum nome até agora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário