NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

15 de mai. de 2013

Secretaria da agricultura solicita aumento do preço mínimo para sisal

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Em reunião na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, o secretário estadual da Agricultura (Seagri), Eduardo Salles, encaminhou solicitação dos produtores reivindicando o aumento do preço mínimo do sisal, que hoje é de R$ 1,24, a subvenção econômica direta para a cultura, como já acontece com a cana, registro da mucilagem para venda como ração animal e realização de leilões nas modalidades Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro).

Salles se reuniu no início da semana com o secretário executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), José Gerardo Fontelles, e com o diretor de Política Agrícola da Conab, Silvio Porto, para solicitar, após relatar a situação da cultura terrivelmente atingida pela seca, ações emergenciais e de médio e longo prazos para a recuperação da cadeia do sisal, que envolve em sua maioria agricultores familiares. De acordo com o secretário, “a previsão é de que a safra deste ano tenha perda de até 70%, o que trará impactos econômicos e sociais calamitosos”.

O diretor de Política Agrícola da Conab manifestou-se favorável ao aumento do valor do preço mínimo do sisal e disse que está finalizando estudos com o Ministério da Fazenda neste sentido. Com relação à subvenção econômica direta para o sisal, Sílvio Porto reconheceu a importância da medida para a cultura estruturante do semiárido, e explicou que depende de uma Medida Provisória.

O presidente da Associação dos Produtores de Sisal, Misael Ferreira, reivindicou ao diretor de Política Agrícola da Conab o estabelecimento de valor diferenciado para o sisal de melhor qualidade. Com relação aos leilões PEP e Pepro, Silvio Porto disse que a planilha de preço será atualizada e que esses instrumentos de comercialização serão colocados em operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário