10 de abr. de 2021

Ministros do Turismo e Cidadania inauguram Centro de Artes e Esportes Unificado em Serrinha

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Cidadania, João Roma, inauguraram neste sábado (10), em Serrinha, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Orlando Alves de Souza. Fruto de uma ação interministerial, o novo espaço da cidade, vai promover programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

A unidade dispõe de biblioteca, salas multiuso, infocentro e cineteatro/auditório com 60 lugares, além de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O CEU de Serrinha abriga ainda um ginásio e uma quadra poliesportiva externa, além de pistas de skate e caminhada, equipamentos de ginástica e playground, proporcionando a prática de várias atividades pelos moradores.  

Durante o evento, Gilson Machado Neto destacou o empenho realizado para a entrega das obras. “Contem com o governo do presidente Jair Bolsonaro. Estamos entregando obras que estavam inacabadas em todo o país e vamos continuar com esse trabalho”, disse.


Em sua fala, Machado Neto ressaltou ainda os esforços do governo federal no avanço da vacinação contra a Covid-19 e reforçou o potencial do Brasil no pós-pandemia. "Nenhum país terá uma retomada como a nossa. Até porque contamos com um presidente como Jair Bolsonaro, que tem sensibilidade para o turismo", enalteceu.  

O ministro da Cidadania, João Roma, elogiou a parceria com a Secretaria Especial da Cultura (Secult) para a criação da unidade e apontou benefícios à juventude local. "Aqui, os jovens podem encontrar a esperança de um futuro melhor, para que sejam motivo de orgulho à Serrinha e ao Brasil. Além de ser um caminho para tirar os jovens das drogas", frisou.


Roma ressaltou também os esforços para o pagamento do auxílio emergencial e o empenho do governo federal em conhecer de perto as necessidades do cidadão. "A nossa missão é não deixar ninguém para trás, crescer como nação e dar dignidade ao cidadão. Por isso mesmo estão aqui hoje dois ministros", apontou.  

O objetivo de espaços como o CEU de Serrinha é promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social e valorizar o intercâmbio entre diferentes expressões artísticas. Presente à cerimônia, o secretário especial da Cultura, Mário Frias, garantiu empenho por avanços. “Essa inauguração mostra a preocupação do presidente Bolsonaro em levar uma mensagem de esperança e inclusão. Mais uma entrega com recursos do governo federal. Contem comigo para fazer uma transformação na cultura da Bahia”, declarou.


Já o prefeito de Serrinha, Adriano Lima, comemorou a entrega da unidade. “A comunidade de Serrinha ganha um equipamento que vai ser muito funcional, com estrutura não só para o esporte, mas também para o teatro e para a formação continuada. Sem o apoio do governo federal, a gente não conseguiria concretizar essas ações. Precisamos dessa união neste momento”, conclamou.

Homenagem - O CEU foi batizado com o nome de Orlando Alves de Souza, conhecido popularmente como Carioca. Ele foi um artista plástico e ator teatral serrinhense, muito conhecido entre as décadas 80 e 90, que veio a falecer em um trágico acidente em 1997.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário