22 de abr. de 2021

Feira de Santana foi a 9ª cidade mais violenta do mundo em 2020, diz ONG mexicana

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Feira de Santana foi apontada como a 9ª cidade mais violenta do mundo em 2020, pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. No mesmo estudo realizado pela entidade, Vitória da Conquista (20ª posição) e Salvador (28ª) também aparecem na lista dos 50 municípios mais perigosos no ano passado.

Considerada uma das mais importantes entidades de monitoramento de taxas de crimes violentos, o Conselho Cidadão leva em consideração as taxas de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes. O índice é calculado por número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

Conforme o estudo, houve crescimento dos crimes de homicídio em Feira de Santana. Em 2019, a cidade aparecia em 14º lugar na lista. Já Salvador, registrou uma redução dos homicídios, já que, em 2020, caiu do 20º lugar ocupado no ranking de 2019. Vitória da Conquista também caiu, saindo do 10º lugar registrado em 2019.

Nesta lista das 50 cidades mais violentas, o Brasil surge com municípios de seis estados nordestinos, além do Acre. A Bahia foi o estado brasileiro que mais apareceu, com três cidades, seguida de Rio Grande do Norte e Pernambuco, com duas cada e Ceará, Alagoas e Piauí e suas respectivas capitais.

O levantamento da ONG é feito e divulgado anualmente há 13 anos. A instituição diz utilizar informações de fontes oficiais, como secretarias de segurança ou de fontes alternativas como jornais e portais de notícias. Para chegar a relação das cidades baianas, o estudo usou dados disponibilizados pelo site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário