13 de fev. de 2017

Embasa inicia obra emergencial para abastecimento em Queimadas e Santaluz

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Embasa iniciou a obra emergencial para abastecimento de água dos municípios de Queimadas e Santaluz , com a implantação de uma estrutura de captação de água na Barragem de Camandaroba, em Itiúba, além de uma nova adutora que abastecerá a Estação de Tratamento de Queimadas.

As intervenções somam investimentos na ordem de R$ 3,3 milhões, com prazo de conclusão estimado em 45 dias. A Barragem da Leste, onde atualmente é feita a captação de água, está em colapso por conta da prolongada falta de chuvas e a baixa disponibilidade hídrica no Rio Itapicuru.

“Por isso, precisamos captar água em outro manancial para manter o atendimento à população dos dois municípios”, explica o gerente regional da Embasa, Euvaldo Neto. Tanto Queimadas quanto Santaluz estão em restrição de oferta.

Em parceria com o Inema e a Policia Militar, a Embasa está retirando barramentos clandestinos e bombas de médio porte que foram construídas irregularmente ao longo do Rio Itapicuru, com o objetivo de represar água vinda da barragem de Ponto Novo, garantindo a captação na Barragem da Leste até que seja finalizada a obra emergencial.

A diretoria da Embasa também já autorizou a limpeza da Barragem da Leste. “As equipes já estão se mobilizando e os serviços vão acontecer paralelamente às obras de captação em Camandaroba”, informou o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário