15 de abr. de 2016

Jacobina: MP-BA pede que prefeitura implante centro de zoonoses

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Prefeitura de Jacobina deverá implantar, em 60 dias, o Centro de Zoonoses do Município ou instituição similar. A recomendação foi expedida na última terça-feira (12) pelos promotores de Justiça Pablo Almeida e Rocío Matos.

O MP recomenda que a unidade deve ser composta por uma equipe técnica adequada, com pelo menos um veterinário e tratadores suficientes para a demanda da cidade. Foi recomendada também a efetivação, no prazo de três meses, da Lei Municipal 825/2007, com a realização de campanhas de vacinação obrigatória de animais domésticos; de registro de cães, gatos e outros bichos; e de educação ambiental, pelo menos quatro vezes ao ano, para conscientizar a população sobre a posse responsável dos animais domésticos.

Ainda foi recomendado a instituição de equipes de fiscalização e a identificação e apreensão de animais abandonados encontrados nas zonas urbana e rural. Os promotores afirmam que o documento levou em consideração que nos últimos seis anos mais de 120 pessoas morreram por doenças infecciosas ou parasitárias em Jacobina e 30 casos de Leishmaniose tegumentar ou visceral foram notificados no município.

O pedido ainda tem como base o fato de que animais domésticos podem ser reservatórios, hospedeiros e/ou vetores de zoonoses, bem como, quando abandonados em via pública, causam incômodos e agravos à saúde da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário