22 de abr. de 2016

Governador anuncia Walter Pinheiro na Secretaria de Educação da Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) foi anunciado pelo governador da Bahia, Rui Costa, na manhã desta sexta-feira (22), como novo secretário de Educação. O comunicado oficial foi feito durante evento, em Salvador.

Pinheiro assumirá o cargo que será deixado por Osvaldo Barreto, que pediu demissão do cargo no dia 11 de abril.

O motivo do pedido de demissão de Barreto não foi divulgado. Ele é secretário da Educação da Bahia desde 11 de agosto 2009, no governo Jaques Wagner. A exoneração dele ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado.

"Vamos [anunciar Walter Pinheiro] para poder impulsionar ainda mais os trabalhos na secretaria de educação", disse Rui Costa nesta sexta-feira.

O senador Walter Pinheiro anunciou no dia 29 de março a desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele ainda não informou para qual partido ele irá e nem os motivos que fizeram ele decidir pela saída do PT.

Nascido em Salvador, Walter Pinheiro tem formação de técnico em telecomunicações. Ele começou a carreira profissional na antiga Telebahia, empresa estatal de telecomunicações, no final da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital.

A iniciação política de Pinheiro começou no Sindicato dos Telefônicos (Sinttel), foi fundador da CUT, secretário geral e membro da direção nacional da entidade, coordenou o Movimento Nacional em Defesa do Serviço Público e das Estatais e foi o responsável pela primeira experiência de Federação independente com a construção da FITTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações), assumindo sua coordenação geral.

Pinheiro disputou sua primeira eleição em 1986, como candidato a deputado estadual. Em 1992, foi eleito vereador de Salvador, assumindo a liderança da bancada. Em sua última eleição para deputado federal, em 2006, obteve o maior número de votos do PT no Brasil (200.894 votos). Ele chegou ao senado em 2010, tendo recebido 3.630.944 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário