25 de jan. de 2012

Situação de emergência: Estiagem assola municípios do Norte da Bahia

Redação Portal Clériston Silva PCS

A escassez de água para consumo animal e humano nos municípios de Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Itiúba e Ponto Novo, todos do Território Piemonte Norte do Itapicuru, provoca diversos problemas na região. Dentre eles estão a perda total das lavouras temporárias, safras de inverno e trovoadas, a suspensão da colheita do sisal (cultura resistente e adaptada à seca) e da produção de forragens (de pisoteio e de corte), alimentos, leite, carne e mel.

Por isso, o presidente do o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Piemonte Norte do Itapicuru (CDS TIPNI) e prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado (PT-BA), encaminhou um relatório e solicitou ao chefe da Casa Civil, Rui Costa, uma audiência em Salvador com instituições estaduais e federais competentes.

“Carecemos do empenho devido na consecução de políticas emergenciais e estruturantes que possam buscar saídas para a grave crise que vem se abatendo sobre os produtores rurais e comunidades, em razão das fortes estiagens que afetam a nossa região”, afirmou o presidente.

Segundo Machado, os barreiros, tanques, aguadas, barragens e açudes estão secos e assoreados, há uma progressiva diminuição da vazão dos poços tubulares, ocasionando o aumento de doenças e provocando morte expressiva de animais por falta de água e alimento. (Bahia Noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário