3 de abr. de 2019

Santo Estevão e Euclides da Cunha estão entre os 10 piores em transparência no Brasil

Redação Portal Cleriston Silva PCS

As cidades baianas de Santo Estevão e Euclides da Cunha estão entre as dez piores do Brasil em quesito de transparência dos dados públicos, segundo um estudo da Controladoria Geral da União (CGU). Santo Estevão pontuou apenas 1.07 e Euclides da Cunha 1.4.

No recorte entre as capitais, Salvador ficou na 10ª posição, com nota 8.74. Recife, em Pernambuco, lidera esse ranking, com 9.9.

Entre as cidades baianas, Vitória da Conquista é que apresentou melhor pontuação: 9.8 – ficando em sétima posição nacionalmente. Itabuna e Lauro de Freitas, completam o pódio com 9.33 e 9.12, respectivamente. Salvador fica na oitava colocação.

A análise estadual mostrou ainda que, além de Santo Estevão e Euclides da Cunha, o município de Irecê é o terceiro pior em transparência e teve 2.56 como nota.

A “Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°” avaliou todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes, baseado nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas de 2017. Foram analisados ao todo 691 entes entre 9 de julho e 14 de novembro de 2018.

O levantamento considerou o nível de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação e para tanto foram feitas solicitações reais às administrações analisadas.

No ranking nacional, a Bahia ficou na 22ª colocação, com a nota 7.23. Nessa modalidade, a melhor performance foi do Mato Grosso do Sul com nota 9.64, seguido por Brasília com 9.62 e Ceará, com 9.47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário