27 de abr. de 2019

Sessão em defesa do mar proposta pelo deputado Osni reúne profissionais da área na ALBA

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Na última quinta-feira (25), foi realizada a sessão especial sobre o Uso Sustentável do Mar, proposta pelo deputado estadual Osni Cardoso, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados das ações realizadas pelo Instituto Redemar nas praias de Salvador nos primeiros meses deste ano e discutir com especialistas e sociedade civil iniciativas parlamentares em defesa do mar.

Para debater o assunto, estiveram presentes o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, representando o governador Rui Costa; a superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais, Clarissa Amaral, o presidente e o diretor do Instituto Redemar, William Freitas e Paulo Hargreaves, respectivamente; o coordenador do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Salvador, Frederico Lacerda; e o chefe de operações do 2º Distrito Naval, Frederico de Albuquerque. Também marcaram presença outros representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Movimento Baía de Todos os Santos, Instituto Baleia Jubarte (IBJ), Projeto Tamar, Marinha do Brasil, Instituto Abrolhos e estudantes.

O evento ajudou a refletir sobre a importância do desenvolvimento sustentável e a preservação dos ecossistemas, em especial o marinho. No discurso do Secretário do Meio Ambiente, ele ressaltou a relevância do evento e parabenizou o deputado Osni pelo debate levantado. João Carlos Oliveira disse que nesses meses à frente da Secretaria de Meio Ambiente, vem enfrentando principalmente três desafios: tornar o ambiente uma pauta positiva, encarar a falta de diálogo da sociedade e mostrar que meio ambiente é sustentabilidade, os dois devem caminhar lado a lado.

Ainda na ocasião, o deputado se comprometeu a atuar de forma intensiva na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado em defesa dos oceanos e do meio ambiente. Nos três primeiros meses de seu mandato, já solicitou a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Mar e criou projetos de lei para proibição do uso de plásticos e isopores nas praias da Bahia, além de solicitar a instituição do Dia Estadual de Combate à Poluição nos Oceanos e Limpeza das Praias, com o objetivo de fortalecer ações de conscientização da população.

No fim da sessão, Osni fez uma avaliação positiva do debate. "Essa sessão aqui é apenas o início de tudo, o ponta-pé inicial para reunir quem realmente quer trabalhar em defesa do mar. Fico feliz e muito honrado com a presença aqui de profissionais tão importantes na área para nos unirmos em prol do futuro do nosso planeta. E vamos, aos poucos mas com determinação, conscientizar as pessoas para fortalecer essa luta com a gente", pontuou. (Fonte: assessoria parlamentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário