16 de set. de 2015

Ligações clandestinas de água são identificadas em Serrinha

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Mais de 4,7 mil ligações irregulares de água foram identificadas pela Embasa nos municípios de Salvador, Camaçari, Dias D´Ávila, Feira de Santana, Conceição do Coité e Serrinha em um período de quatro meses. De acordo com a empresa, dos casos identificados, 1.340 (29%) já regularizaram a situação, enquanto o restante será objeto de análise para novo acompanhamento e procedimento de cobrança.

As condições de negociação envolvem requisitos como a comprovação da situação econômica do responsável pelo imóvel e pelo pagamento do débito, seu enquadramento na tarifa residencial ou para pequeno comércio, a quantidade de unidades residenciais do imóvel, a inexistência de processo judicial relativo ao pagamento de contas de água e/ou esgoto em andamento ou de negociação anterior com a Embasa no perfil baixa renda.

"A intenção da Embasa, com essa operação, é retirar a fraude e oferecer boas condições para a regularização. Alguns consumidores têm se mostrado favoráveis a quitar seus débitos e legalizar sua ligação de água”, diz Victor Mota, gerente de cobrança da Embasa.

A Embasa estima que as suspeitas de fraudes cheguem ao número de 137,6 mil casos, o que resultaria em um prejuízo da ordem dos R$ 121,7 milhões, decorrente do volume de água não faturado. Somente em 2014, ações fraudulentas envolvendo a utilização da água canalizada e tratada pela empresa foram responsáveis pelo desvio indevido de mais de 2,1 bilhões de litros de água por mês em Salvador e Região Metropolitana. Em 2011, esse número era de 1,3 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário