22 de set. de 2015

Falta de predadores naturais é causa de invasão de grilos em Riachão do Jacuípe

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A falta de predadores naturais é a principal causa apontada para o aparecimento, em grande quantidade, de grilos em um povoado da zona rural da cidade de Riachão do Jacuípe, a 55 km de Serrinha, onde os moradores se veem assustados com a "invasão" dos insetos em diversos espaços públicos, como praças.

A bióloga Jaqueline de Oliveira, que atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, detalha que os grilos não representam riscos à saúde dos moradores, mas ressalta que a presença deles em quantidade fora do comum tem espantado os habitantes locais.

Como explicação está o fato de os predadores naturais dos grilos - animais como sapos e lagartixas -, estarem em quantidade menor do que o suficiente para conter a população de grilos. E a explicação para isso vem, explica a bióloga, de um desequilíbrio na natureza, como a ampliação da área urbana, o que tira o habitat natural para a vida e reprodução desses predadores. A especialista também explica que o hábito de moradores que matam espécies como sapos e lagartixas também pode aumentar o desequilíbrio.

A dedetização tem sido a maior saída encontrada pelos moradores que querem se livrar da "praga", mas a bióloga alerta que o uso do veneno, principalmente nas residências, pode tornar concreto o risco à saúde. Por parte da prefeitura, a previsão é de que, ao menos, a área da praça seja dedetizada - de forma segura e adequada - como saída para devolver o espaço à convivência dos moradores e pedestres.

"Geralmente os grilos aparecem, mas depois da época de chuva. Com as altas temperatura é quando os ovos eclodem. As fêmeas colocam os ovos no outono e na primavera, eles eclodem" explica Jaqueline de Oliveira, que também pontua a aversão dos grilos por chuva. "Eles procuram local que tem grama, e locais escuros. Quando chove, eles somem", relata.

"À saúde não tem risco, eles não transmitem nenhum tipo de doença. Só tem cheiro forte, que incomoda, porque eles são ricos proteínas, cheiram a carniça", pontua sobre o incômodo. Os grilos, acrescenta, se alimentam de plantas e a falta deles também produziria um desequilíbrio ambiental, já são predadores primários, se alimentando de plantas, e na falta deles, haveria impacto nos demais níveis da cadeia alimentar.

Em condições normais, os grilos possuem hábito noturno, período em que preferem sair por ser menor a quantidade de predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário