17 de set. de 2015

Setaf é inaugurado em Serrinha e vai atender 58 mil famílias do Sisal

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Com a chegada do 12º Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), inaugurado nesta quarta-feira (16), no município de Serrinha, serão atendidas 58 mil famílias de agricultores do Território de Identidade do Sisal. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Os Setafs têm o objetivo de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos e são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. Outros órgãos do governo também terão representação em alguns Serviços, a exemplo da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Bahia Pesca.

De acordo o secretário Jerônimo Rodrigues, a SDR foi criada para o interior do estado e é voltada para a agricultura familiar. “Precisávamos de uma estratégia em que estivéssemos mais próximos das nossas ações, do povo do campo. Concebemos, então, a estratégia de criar em cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia um órgão que junta todas as nossas instituições, que é a CAR, Bahiater e CDA. Também teremos a aproximação de representações do Colegiado Territorial e dos consórcios. É a nossa unidade de planejamento para atuarmos com mais vigor na agricultura familiar”.

A coordenadora da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Elisângela Araújo, disse que o Setaf vai fazer a diferença para os movimentos sociais e para todos os agricultores familiares da Bahia. “Esse serviço é também resultado da nossa luta. É fruto de uma política de um governo, que pensa no desenvolvimento de todo o estado, do urbano ao rural. É um instrumento que vai aproximar o governo dos agricultores, onde eles precisam”.

O diretor da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb) e representante de todas as associações da região, Gerlândio Lima, recebeu com “satisfação’ a chegada do Setaf ao Território do Sisal. “É um lugar onde o homem do campo vai sentir que tem um apoio dos diversos órgãos que compõem esta secretaria”.

Semaf - Os Setafs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (Semaf), que serão implantados pelas prefeituras que tiverem interesse. Durante o evento, prefeitos dos municípios de Candeal, Cansação, Ichú, Itiúba, Nordestina, Quijingue, São Domingos, Barrocas, Teofilândia, Valente, Araci, Santa Luz, Retirolândia, Conceição do Coité e Serrinha assinaram o termo de adesão ao Semaf. A unidade objetiva promover a articulação, gestão e implementação de políticas para execução, na base municipal, atuando de forma integrada com o Setaf.

A importância da adesão das prefeituras do Território ao Semaf foi destacada pelo diretor da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres), Urbano Carvalho, que representou todas as cooperativas da região na cerimônia. “Esse é um momento muito importante para a região sisaleira. Cada município que aderir ao Semaf fortalece a relação com o agricultor e vai ter uma ‘porta’ por perto para bater, resolver suas questões e tirar dúvidas”.

Estiveram presentes na inauguração o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira, prefeitos, vereadores dos diversos municípios do Território de Identidade, agricultores familiares, membros de cooperativas e associações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário