16 de jan. de 2020

Pássaros silvestres transportados em condições precárias são apreendidos em Itaberaba

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Gaiolas com 450 pássaros silvestres foram apreendidas na tarde de quarta-feira (15), em um carro que transitava na BR-242, em Itaberaba, cidade da região da Chapada Diamantina, a 205 km de Serrinha. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu no Km-225 da rodovia. As aves silvestres da espécie canário-da-terra estavam nas gaiolas, que eram transportadas sobre o banco traseiro e no porta-malas do veículo.

Durante abordagem ao carro, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e, após revista, os animais foram encontrados aprisionados em apenas cinco gaiolas em ambiente escuro e sem ventilação. O motorista assumiu a responsabilidade pelo transporte dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte.

Informou ainda que grande parte dos animais seria entregue na cidade pernambucana de Cruzeiro do Nordeste, e que ele receberia R$ 1 mil pelo transporte. Disse ainda que pretendia comercializar a outra parte das aves e que cada exemplar seria vendido por R$ 20.

Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência, e o motorista, de 49 anos, responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente. Ainda segundo a PRF, o suspeito é reincidente na prática de crimes contra o meio ambiente e responde a processos na Justiça Criminal dos estados da Bahia e Goiás.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados da Secretaria do Meio Ambiente local. Lá eles foram triados, alimentados e tratados por profissionais. Aqueles que tinham condições de serem reinseridos na natureza foram soltos. Os demais passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário