Redação Portal Cleriston Silva PCS
 |
Município ultrapassou meta do MEC |
Diagnosticar os problemas, capacitar os profissionais, investir em parcerias com projetos que auxiliam na alfabetização, uma equipe unida, dedicada e focada no processo de ensino e aprendizagem. Esta foi a receita que garantiu à prefeitura de Lamarão, município localizado na microrregião de Serrinha, melhorar a qualidade do ensino público e avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou nesta segunda-feira, 3, o resultado do IDEB de 2017. O resultado aponta que Lamarão avançou e chegou a superar a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Fundamental.
No ano de 2015, o município teve nota 3.2 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 2.8 nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O resultado divulgado nesta segunda-feira mostra um grande avanço no município. Na nova aferição, a pontuação nas séries iniciais subiu para 4.2 e nas séries finais 3.8. Com esta pontuação, nas séries iniciais do Fundamental, pela quarta vez, o município de Lamarão conseguiu superar a meta de avaliação do Ministério da Educação, que era de 3.8 para 2017 e também já passou a meta estabelecida para 2019, que é de 4.1 pontos. Nos anos finais do Fundamental, o município também superou sua nota pela quarta vez. Na categoria, Lamarão ultrapassou três décimos dos 3.5 estipulados para o período, alcançando antecipadamente a meta projetada para 2019, que é de 3.8.
 |
Prefeito Dival Pinheiro (PT) |
Para o prefeito Dival Pinheiro (PT), o avanço é resultado das políticas e ações adotadas pela prefeitura e do trabalho conjunto de toda a rede municipal. “Encontramos o município com a Educação em uma situação caótica. Desde 2013, iniciamos um processo intenso de requalificação e, em pouco tempo, mesmo com todas as dificuldades que passamos e graças a uma equipe dedicada e que nunca mediu esforços para realizar seu trabalho, conseguimos avançar. O IDEB mostra o resultado do nosso trabalho no município de Lamarão, porque educação de qualidade é prioridade e é peça fundamental na construção de uma sociedade justa e com oportunidade para todos. É um legado que vamos deixar para a cidade”, salientou o prefeito.
Ainda de acordo com o resultado das avaliações, três escolas tiveram destaque. O Grupo Escolar 7 de Setembro ficou com pontuação de 4.0; o Colégio Municipal Virgílio Nunes de Medeiros ficou com nota 3.6; e a Escola Municipal Esmeraldo Carvalho Pinheiro foi avaliada com 3.3. As três unidades atingiram as metas projetadas pelo MEC para 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário