5 de set. de 2018

Lamarão avança no IDEB e já supera meta prevista para 2019

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Município ultrapassou meta do MEC
Diagnosticar os problemas, capacitar os profissionais, investir em parcerias com projetos que auxiliam na alfabetização, uma equipe unida, dedicada e focada no processo de ensino e aprendizagem. Esta foi a receita que garantiu à prefeitura de Lamarão, município localizado na microrregião de Serrinha, melhorar a qualidade do ensino público e avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou nesta segunda-feira, 3, o resultado do IDEB de 2017. O resultado aponta que Lamarão avançou e chegou a superar a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Fundamental.

No ano de 2015, o município teve nota 3.2 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 2.8 nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O resultado divulgado nesta segunda-feira mostra um grande avanço no município. Na nova aferição, a pontuação nas séries iniciais subiu para 4.2 e nas séries finais 3.8. Com esta pontuação, nas séries iniciais do Fundamental, pela quarta vez, o município de Lamarão conseguiu superar a meta de avaliação do Ministério da Educação, que era de 3.8 para 2017 e também já passou a meta estabelecida para 2019, que é de 4.1 pontos. Nos anos finais do Fundamental, o município também superou sua nota pela quarta vez. Na categoria, Lamarão ultrapassou três décimos dos 3.5 estipulados para o período, alcançando antecipadamente a meta projetada para 2019, que é de 3.8.

Prefeito Dival Pinheiro (PT)
Para o prefeito Dival Pinheiro (PT), o avanço é resultado das políticas e ações adotadas pela prefeitura e do trabalho conjunto de toda a rede municipal. “Encontramos o município com a Educação em uma situação caótica. Desde 2013, iniciamos um processo intenso de requalificação e, em pouco tempo, mesmo com todas as dificuldades que passamos e graças a uma equipe dedicada e que nunca mediu esforços para realizar seu trabalho, conseguimos avançar. O IDEB mostra o resultado do nosso trabalho no município de Lamarão, porque educação de qualidade é prioridade e é peça fundamental na construção de uma sociedade justa e com oportunidade para todos. É um legado que vamos deixar para a cidade”, salientou o prefeito.

Ainda de acordo com o resultado das avaliações, três escolas tiveram destaque. O Grupo Escolar 7 de Setembro ficou com pontuação de 4.0; o Colégio Municipal Virgílio Nunes de Medeiros ficou com nota 3.6; e a Escola Municipal Esmeraldo Carvalho Pinheiro foi avaliada com 3.3. As três unidades atingiram as metas projetadas pelo MEC para 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário