26 de jan. de 2015

Instituto Casa da Cidadania de Serrinha vence prêmio Manuel Faustino da SEPROMI

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) divulgou nesta quinta-feira (22), o nome das entidades da sociedade civil vencedoras do Prêmio Manuel Faustino, que tem o objetivo de estimular e divulgar experiências voltadas para o empoderamento político e social da juventude negra. A solenidade de premiação será realizada em março do ano em vigência.

Entre as organizações selecionadas está o Instituto Casa da Cidadania de Serrinha (ICCS), com a experiência “Escola de Formação para Jovens Negros do Município de Serrinha, participação e Intervenção nos Espaços Coletivos de Construção de Políticas Públicas”. Além do ICCS, o Conselho das Associações Quilombolas do Território Sudeste da Bahia, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (ISDB), Instituto COMVIDA, a Associação Cultural Bantu,a Associação de Desenvolvimento Comunitário São Sebastião e o Pratacatum foram agraciadas com o prêmio.

A Sepromi destinará, por meio do prêmio, um total de R$ 70 mil, além de publicação de matéria especial em catálogo impresso e participação em documentário gravado em DVD, contendo narrativas e depoimentos das pessoas envolvidas no projeto. O concurso integra as ações do Plano Juventude Viva na Bahia, direcionado ao enfrentamento à violência contra o segmento.

Seleção - O Instituto Casa da Cidadania de Serrinha, fundado em 2009, concorreu com o Projeto Escola de Formação para Jovens Negros, focado na participação e intervenção nos espaços coletivos de construção de políticas públicas. O curso tem duração de 100 h com aulas expositivas, visitas aos espaços dos ancestrais da população negra, convivência nos espaços de formulação de políticas públicas para a juventude, atividades em grupo, roda de conversas, participação em pesquisa com comunidade quilombolas, acampamento da Juventude, participação no agosto da igualdade, e novembro negro.

O ICCS conta com o apoio financeiro de empresários, sócios, e também a parceria com a Prefeitura Municipal de Serrinha, do estado através da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas – CEAPA e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI.

Manuel Faustino - O prêmio é uma homenagem ao jovem negro que figurou entre os líderes da Revolta dos Búzios, ocorrido na Bahia, entre 1798 e 1799. Juntamente com Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus, teve seu nome incluído no Livro dos Heróis Nacionais, em março de 2011, por meio de lei federal sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Nascido em Salvador, Manuel Faustino era filho de escrava liberta e pai desconhecido. (Ascom/Serrinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário