12 de jan. de 2015

Homens que postam muitas 'selfies' podem ter sinais de psicopatia, revela estudo

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Homens que publicam muitos autorretratos nas redes sociais podem apresentar sinais de narcisismo e psicopatia, de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

O público feminino não foi analisado, mas de acordo com Jesse Foz, principal autora do artigo e professora de comunicação da universidade, um novo trabalho será feito com este público, que provavelmente é mais atingido pelos impactos negativos da auto-objetificação.

A pesquisa distingue o narcisismo da psicopatia e diz que a pessoa narcisista é aquela que acredita ser melhor e mais atraente do que os outros; essas pessoas, no entanto, tendem a ter uma "insegurança escondida". Já a psicopatia se caracteriza como a falta de empatia e consideração pelos outros.

Oitocentos homens com idades entre 18 e 40 anos foram submetidos a um questionário sobre "selfies", que envolviam perguntas sobre uso de editor de imagens e frequência de postagem em redes sociais. As perguntas também envolviam temas como comportamentos sociais e auto-objetificação.

Quem tem costume de editar fotos antes da publicação não revelou sinais de psicopatia, justamente por serem menos espontâneos; eles tendem mais à auto-objetificação, que foi outro dos itens analisados na pesquisa.

Ainda de acordo com o levantamento, os dados analisados estão dentro da normalidade, apesar de ultrapassarem os níveis médios para as maiorias das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário