19 de jan. de 2015

Serrinha: mesmo com liminar, adolescente com escoliose grave não consegue cirurgia

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

A dona de casa, Leane de Souza Rodrigues, 32 anos, moradora do município de Serrinha apela para que seja atendida uma determinação da Justiça sobre o tratamento de sua filha. Leane, mãe da adolescente Virna Rodrigues Mota, 15 anos, busca uma intervenção cirúrgica para a filha que foi diagnosticada com escoliose grave em agosto de 2013.

Segundo Leane, a filha vem sendo acompanhada por médicos do Hospital Santa Isabel, através do SUS há cerca de um ano e meio, mas é preciso que a cirurgia aconteça com máximo de urgência. Ela disse que as despesas com exames e medicamentos já ultrapassaram o valor de R$ 4 mil reais. “Ela vem sendo atendida por bons médicos no Santa Isabel, mas eles mesmos já me alertaram várias vezes que ela precisa logo dessa cirurgia, pois a escoliose dela está evoluindo muito rápido e isso está claro nos dois laudos médicos”, disse.

Dois laudos médicos foram expedidos solicitando a brevidade na intervenção cirúrgica. Além dos laudos, uma liminar emitida em 15 de outubro do ano passado pela Defensoria Pública do Ministério Público de Serrinha, determina que seja liberada com urgência pelo Governo do Estado a cirurgia da paciente Virna. A mãe da jovem disse que a equipe de médicos que atendem a garota no Hospital Santa Isabel aguarda apenas a liberação da gestão pública estadual para realizar cirurgia, pois ela já passou por todos os exames necessários.

Leane ainda disse que a saúde da filha está se agravando por causa do problema na coluna. “Ela não tem a vida como a de uma jovem da idade dela, ela se limita a muitas coisas, além disso, ela sente falta de ar, e eu tenho que estar do lado dela sempre para auxilia-la e percebo que o problema da coluna está evoluindo e outros problemas de saúde estão surgindo. Virna também sofre muito ‘Bullying’ na escola e atualmente evita usar roupas que mostrem a deformação na coluna”, desabafa.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que informou que irá averiguar a situação e emitirá uma nota sobre o caso.

Um comentário: