25 de jan. de 2015

Autoridades de Riachão do Jacuípe se reuniram para debater combate à Chikungunya

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Autoridades de Riachão do Jacuípe se reuniram na quinta-feira (22) para debater formas de combate e prevenção da Febre Chikungunya no município. O encontro foi organizado pelo ex-secretário de Saúde de Conceição do Coité e deputado estadual eleito, Alex Lopes (PMDB), conhecido como Alex da Piatã. Participaram do debate a prefeita Tânia Matos (PDT), a secretária municipal de Saúde, Daniela Carneiro e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edna Carneiro.

Representantes da vigilância sanitária, vereadores, agentes de saúde e o padre Alexandro Nonato também estiveram presentes.

No encontro ficou acertado um ato de conscientização e mobilização da sociedade para o combate da Chikungunya, bem como um mutirão no Bairro Barra do Vento com data ainda a ser divulgada. O bairro é o que mais tem registro dos casos suspeitos da febre em Riachão do Jacuípe, com 121.

Seguem os bairros Bela Vista (52), Centro da Cidade (33) e Alto do Cruzeiro (11). Até o meio dessa semana, 739 casos suspeitos foram notificados - oito foram confirmados por critério laboratorial, 199 por critério epidemiológico e 532 estavam em investigação. "É prioridade para mim cuidar da saúde de nosso povo, pois estou muito preocupada com os rumos que vem tomando esta doença em nossa cidade, é um fato preocupante, mas vamos conseguir vencer mais esta batalha", disse a prefeita Tânia Matos.

A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde do estado, Ita de Cunha, disse que a Secretaria de Saúde (Sesab) está à disposição para ajudar o município no combate à epidemia. "Vamos disponibilizar um veículo para ficar à disposição de uma equipe que será específica no combate aos focos que surgirem e combate aos que já existem. Será uma ação de grande impacto para que possamos tirar Riachão do Jacuípe dessa situação", disse Ita.

Uma equipe da Sesab chegou na cidade ao final da reunião, para traçar metas e planos para combate mais efetivo do vírus e para promover mutirões de limpeza com os agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário