21 de dez. de 2010

Serrinha: Consumidores reclamam de água suja saindo das torneiras

Os moradores da Rua Biritinga, no bairro da Cidade Nova em Serrinha, foram surpreendidos ao abrirem as torneiras de casa nos últimos dois dias: parece que as águas do açude da bomba estão jorrando pela tubulação. A cor da água que corre pelos canos, assemelha-se à água barrenta e suja do açude. Com esse aspecto parece que a água não está sendo tratada antes de ser enviada para a rede de distribuição.

A doméstica Cristiane da Silva, 32 anos, disse ter levado um grande susto ao abrir a torneira para lavar roupas em seu serviço. "À tarde eu separei as roupas e quando fui encher o tanque, me assustei, pois uma água escura, com muita sujeira encheu o tanque. Ela não parava de sair, ficou assim por um bom tempo, então, desisti de lavar e fui verificar nas outras torneiras da casa e era a mesma situação. É uma situação complicada, pois como vou saber se mesmo depois desta água ter parado de sair escura é apropriada para os serviços? Ficamos sem confiança em usar a água, é lamentável", afirmou.

Cristiane disse que pensou em várias situações para explicar o motivo pelo qual a água estaria com aquela coloração. "Como em todas as torneiras a água saía escura, fiquei nervosa, pensei que tivesse algo de errado com a tubulação, cheguei até a pensar que tivesse algum bicho morto dentro da caixa d'água e que estivesse em decomposição. Fiquei preocupada, ainda mais porque meu serviço ficou atrasado, não fiz nada com a água suja, pois tem crianças na casa e isso pode prejudicá-las", contou.

Na casa onde Elenilda dos Santos trabalha, a situação é a mesma, porém, ela se esforçou para procurar uma torneira que não saísse água suja. "Todas as torneiras da casa estavam com a mesma água. Percebi que a água estava suja quando fui lavar o banheiro e veio uma água imunda pelo sanitário, estava com lodo, muita sujeira. Pensei que algum cano estivesse estourado. Olhei todas as torneiras e percebi que todas estavam do mesmo jeito, fiquei tentando e não achei uma com água limpa e assim terminei meu serviço.

Agora, fico receosa de usar a água, sempre que abrir uma torneira vou verificar como estão as condições de uso, pois caso contrário, atraso meu serviço", lamentou.
O aposentado Clemente da Silva Barbosa, 64 anos, disse que está aproveitando a água da chuva para beber, tomar banho e cozinhar.

A equipe do Blog do Clériston Silva tentou entrar em contato com a direção regional da embasa, porém sem êxito.

Um comentário: