10 de dez. de 2010

Secretaria de Educação de Serrinha realiza a semana da cultura

A emoção tomou conta do primeiro dia da Semana da Cultura de Serrinha. A secretária de educação Gelcivânia Mota fez as honras do evento e subiu ao palco para prestigiar os artistas que irão se apresentar até domingo na Praça Morena Bela.

Segundo a secretária, o tema Feira do Sertão: Paixão, Identidade e Resistência é uma justa homenagem a todos os feirantes de nossa cidade. “Paixão pela arte do nosso povo, identidade do sertanejo e resistência dos vários grupos de arte que trabalham diariamente em nossa cidade”, disse Gelcivânia.

Quatro feirantes foram homenageados nesse dia, Dona Meirinha, Dona Joelma, “A vendedora de beiju” e Dona Gracinha. O prefeito Osni Cardoso ofertou flores às feirantes e ressaltou a importância desses comerciantes na cultura local. “Essas pessoas representam a simplicidade do nosso povo. A feira livre é um patrimônio cultural em nossa cidade e deve ser mantida sempre”, afirmou o prefeito.

Após o Hino Nacional ser executado em ritmo de forró pela banda Braúna e Amigos, foi a vez da primeira Orquestra Sânfonica da Bahia se apresentar no palco da Semana da Cultura. A banda formada por sanfoneiros serrinhenses é um projeto do produtor musical Joselito Espinheira Dantas. Segundo Chicão, esse é um projeto inovador e pioneiro na região sisaleira e no Estado. “Sentimos orgulho de esse projeto nascer em Serrinha”, disse Chicão. A primeira apresentação da Orquestra Sânfonica contou com a ilustre participação de Manoelzinho Aboiador, figura importante no regionalismo de nossa cidade.

A atração principal da noite foi o cantor mineiro Xangai, que emocionou um público com composições próprias (“Nóis é Jeca Mais é Jóia”) e de compositores consagrados como Valdique Soriano. Entre uma canção e outra Xangai interagiu com o público e demonstrou apoio à Prefeitura Municipal pela iniciativa de fazer um evento totalmente voltado para a cultura regional.

A Semana de Cultua acontece durante todo o dia com atividades programadas. Nesse primeiro dia tivemos: alvorada, oficinas de teatro, grafite, dança afro, maculelê, música e percussão, teatro de rua e trança afro. E até domingo (12) teremos outras atividades durante todo dia. Acompanhe a programação no site: www.serrinha.ba.gov.br.

Veja outras imagens

Xangai e Gelcivânia Mota, secretária de educação Manoelzinho Aboiador e Orquestra SânfonicaO público se emocionou com a cultura regionalA orquestra sânfonica da Bahia se apresentou pela 1ª vez no palco da Semana da CulturaUma das principais atrações do evento foi o cantor mineiro Xangai

Um comentário:

  1. Parabenizo a iniciativa e desejo boa sorte em todos os projetos da cidade.
    Eu, como trabalho com arte envolvendo a musica e a cultura popular em forma de cordeis em salas de aula e eventos culturais, em cidades desse nosso país, espero numa próxima oportunidade, inserir o meu trabalho.

    Carlos Silva
    www.bandasdegaragem.uol.com.br/carlossilvacantador

    ResponderExcluir