16 de ago. de 2022

Lula e Bolsonaro se encontram em posse de Moraes, mas não se cumprimentam

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O encontro entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um dos momentos mais aguardados da posse do ministro Alexandre de Moraes, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os adversários políticos não se cumprimentaram e trocaram poucos olhares durante a cerimônia.

Os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) também se encontraram, mas, ao contrário de Lula e Bolsonaro, trocaram cumprimentos cordiais e discretos. Alexandre de Moraes fez declarações condenando as fake news, os ataques ao sistema de votação e o discurso de ódio. Ele foi ovacionado pelos presentes. Apenas o chefe do Executivo não aplaudiu o magistrado.


Enquanto a cerimônia ocorria, o perfil do presidente Jair Bolsonaro no Twitter publicou criticas aos governos petistas. "Lula e Dilma deixaram para os brasileiros um país devastado, com 15 milhões de desempregados, prejuízos bilionários nas estatais e obras inacabadas, além do maior esquema de corrupção, o maior número de assassinatos e a pior década para a economia de toda a nossa História", publicou o perfil. Bolsonaro não usou o celular durante a cerimônia, o que leva a crer que as postagens foram feitas pela equipe do presidente.

A maioria dos presentes se recusou a falar com a imprensa. Ao lado de Dilma e Gleisi Hoffmann (PT), Lula não parou para conversar com os jornalistas. Jair Bolsonaro também deixou o evento sem nenhuma declaração. Ele cumprimentou apenas Moraes quando chegou à solenidade. A posse de Moraes reuniu políticos, autoridades, ministros, magistrados, juristas, ex-presidentes, presidenciáveis e outros convidados. Cerca de 2 mil pessoas compareceram para prestigiar o novo presidente do TSE.

Os ex-presidentes Temer, Lula, Sarney e Dilma ficam lado a lado na primeira fila durante a posse de Moraes no TSE
O presidente Bolsonaro sentou-se ao lado do ministro Edson Fachin abriu a cerimônia antes de passar o cargo a Moraes
Cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE
Bolsonaro e ex-presidentes ficam frente a frente
O ministro Alexandre de Moraes chega para cerimônia de sua posse como presidente do TSE, acompanhado de sua esposa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao TSE ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao TSE ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff
O ex-presidente Michel Temer chega ao TSE ao lado do deputado federal Rodrigo Maia (PSDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário