1 de fev. de 2021

Deputado Adolfo Menezes é eleito novo presidente da Alba

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) definiu nesta segunda-feira, 1º, a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021-2022. O deputado Adolfo Menezes (PSD) foi eleito o novo presidente da Casa, junto com a mesa composta pelos deputados Paulo Rangel (PT), Neuza Cadore (PT), Bobô  (PSB), Marcelinho Veiga (PSB) e Junior Muniz (PP).

“Antes de agradecer a generosidade e a confiança do conjunto dos deputados estaduais da Bahia, nesse primeiro pronunciamento como presidente da Assembleia Legislativa de nossa terra, rogo a Deus que ilumine meus passos diante da responsabilidade que estou assumindo perante meus pares e aos baianos.”, disse Menezes.  

“Assumo, portanto, neste instante, a chefia do legislativo da Bahia com o compromisso de agir com transparência e democracia – sem me afastar um milímetro que seja dos ditames da nossa constituição e do regimento interno.”, destacou.

Menezes agradeceu ao governador Rui Costa (PT), que apoiou seu nome à presidência da Casa. “Quero agradecer ao governador Rui Costa, agradecer o apoio que recebi de toda  base governista para minha indicação para a presidência da Casa.”, afirmou. “Sou grato ao senador Jaques Wagner, ao senador Otto Alencar  e ao senador Coronel. Minha saudação ao ex-prefeito ACM Neto e ao prefeito Bruno Reis.”

O único ponto de discórdia  foi a vaga  da segunda vice-presidência da Mesa. O deputado  Marcelinho Veiga (PSB) foi escolhido oficialmente pelo bloco PSB-Avante-PL para preencher a vaga, mas sua correligionária, Fabíola Mansur (PSB), propôs uma candidatura alternativa, criando uma cisão no bloco

“O regimento não fala de candidaturas oficiais ou extra oficiais, eu tive e tenho a legitimidade de disputar (…). Isso não é briga pessoal. Isso é uma legítima decisão de participar, de bater chapa para disputar uma vaga”, explicou a deputada Mansur.

A decisão foi a plenário e Veiga se saiu melhor, com 36 votos, conseguindo vencer o pleito, enquanto Fabíola Mansur computou 25 votos. O deputado estadual Alex Lima (PSB) e vice-presidente afirmou que tentou encontrar um consenso com o bloco antes da votação ir a plenário e expor um racha entre as siglas.  “Nós tentamos encontrar uma saída porque mesmo sendo democrático o debate, eu achava que era importante que a gente mantivesse uma posição de forma mais coesa, mas isso não foi possível.”, disse.

A oposição na Casa teve três vagas na nova Mesa Diretora. Eleito segundo secretário,  o deputado Alan Sanches (DEM) disse que a expectativa é “a melhor possível” para o biênio 2021-2022.

“Pra mim é motivo de orgulho, fui líder de alguns partidos aqui inclusive recentemente do Democratas, presidente de comissão, e achava que era o memento de poder contribuir, e graças a Deus tive essa votação e agora é trabalhar para representar não só o bloco mas toda a casa. A expectativa é a melhor possível, a mesa foi bem renovada, quando a gente tem uma renovação é salutar importante para a casa e o estado da Bahia”, afirmou.

A sessão foi totalmente presencial. Para seguir os protocolos de segurança contra Covid-19, os deputados foram chamados um a um para computar o voto, dos mais velhos aos mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário