16 de fev. de 2021

Estoques das primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 acabam em 90 cidades baianas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Noventa cidades baianas já aplicaram todas as doses distribuídas para a primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Bahia. Na primeira remessa, foram enviadas ao estado 439.980 doses. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 377.448 já foram aplicadas.

A aplicação agora só está disponível para quem precisa receber a segunda dose, que ficou reservada para que o grupo da segunda fase não ficasse sem a vacina.

No centro-sul do estado a situação é parecida. Itapetinga recebeu 2.240 doses para vacinar idosos acolhidos em abrigos, com mais de 80 anos, além dos profissionais da saúde. A vacinação foi suspensa em 10 de fevereiro e segue apenas para os que receberam a primeira dose.

Em Senhor do Bonfim, cerca de 97% das doses já foram aplicadas. No total, o município recebeu 2.469 doses, e dessas restam no estoque 40. O público-alvo da vacinação é composto por 11.145 pessoas, entre idosos e profissionais de saúde. A secretária de saúde da cidade, Renata Mercês, conta que as doses são insuficientes.

A previsão do Instituto Butantan, em São Paulo, um dos responsáveis pela produção da CoronaVac, uma das vacinas distribuídas na campanha de imunização da Covid-19, é enviar 600 mil doses a partir de 23 de fevereiro por dia ao Ministério da Saúde. Depois, elas serão entregues para os estados do país.

A Sesab mostra em tempo real a cobertura da vacinação na Bahia, em um portal disponível na internet. Veja a lista de algumas cidades que já aplicaram todas as doses:

Adustina
Antônio Cardoso
Barro Preto
Belo Campo
Biritinga
Bom Jesus da Lapa
Campo Formoso
Formosa do Rio Preto
Governador Mangabeira
Lençóis
Livramento de Nossa Senhora
Milagres
Nova Redenção
Palmeiras
Retirolândia
Rio Real
São Félix
Souto Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário