10 de out. de 2017

Alex da Piatã acredita que Comitê de Prevenção de Acidentes de Trânsito será uma das maiores ações do governador Rui na Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O deputado Alex da Piatã (PSD) tornou a agradecer, desta vez pessoalmente, o governador Rui Costa (PT) pela instalação do Comitê Gestor de Prevenção de Acidentes de Trânsito. O presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia lembrou ao petista que atualmente esses tipos de acidentes transformaram a Saúde brasileira em um caso.

“Os hospitais estão super lotados, mais de 60% dos leitos ocupados com acidentados de motos. Tenho certeza do quanto de pessoas aqui já tiveram familiares na regulação, esperando uma vaga por uma doença natural e acaba não achando a vaga, pois lá está lotado por acidentados de motos e isso tem se tornado um caos em nossa Bahia e Brasil. Se esse comitê funcionar, vai ser uma das maiores ações do seu governo”, ressaltou durante discurso na cidade de Sitio do Quinto.

O deputado é uma dos principais defensores da causa na Assembleia Legislativa. Ele é autor, por exemplo, de um projeto de lei que visa instituir uma campanha permanente de prevenção aos acidentes de motos. A matéria ainda está em tramitação do legislativo.

O Comitê, coordenado pelo secretário da Saúde do Estado, Fabio Vilas-Boas, contará como membros os secretários da Segurança Pública, Educação, Infraestrutura e Comunicação Social, além do diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) e dos presidentes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde e da União dos Municípios da Bahia.

Entre as atribuições do Comitê estão a elaboração de políticas sobre acidentes de trânsito com veículos de duas ou três rodas, seus efeitos sociais e de saúde, bem como o estabelecimento de políticas intersetoriais e interinstitucionais com as entidades que apresentam interface com os acidentes de trânsito e suas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário