24 de out. de 2017

Alex da Piatã é convidado por secretário da Saúde para fazer parte do Comitê de Combate aos Acidentes de Moto na Bahia BA

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Através de convite feito pelo secretário da Saúde, Fábio Villas Boas, o presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), foi convidado para fazer parte do Comitê Gestor de Combate a Acidentes de Motos na Bahia. O peesedista é um dos principais defensores da bandeira no âmbito do legislativo estadual e prontamente aceitou compor o grupo.

“Fico feliz pelo convite e aceito compor esse grupo que vai ajudar a pensar ações para coibir os acidentes de trânsito, principalmente os de moto, pois são eles os principais responsáveis pela super lotação de todos os nossos hospitais. Agradeço ao governador e ao doutor Fábio por confiarem e reconhecerem o trabalho do mandato em torno do tema”, disse Alex.

“A prevenção será a grande solução da regulação e da superlotação. É triste ver uma pessoa com doença natural ficar na fila para ser atendido, pois há um acidente de moto”, completou. A próxima reunião acontecerá no dia 7 de novembro. A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) também foi convidada.

Audiência - Na semana passada a Comissão realizou uma audiência pública para o Comitê Gestor, recém-criado, poder apresentar suas expectativas e as ações a serem desenvolvidas. O próprio secretário da Saúde, Fábio Villas Boas, como coordenador do grupo, apresentou as atribuições.

De acordo com Vilas Boas, os acidentes de trânsito chegam a representar quase 40% das internações nos hospitais da rede estadual, principalmente de pacientes de longa permanência em terapia intensiva, o que representa um grande custo para a saúde pública.

Também presente, o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que a segurança viária passa pela adoção de políticas públicas. Além da maior fiscalização, ele pediu mais rigor na elaboração das normas do trânsito.

Presidente da Associação Baiana de Medicina de Tráfego, Antônio Meira elogiou a criação deste comitê. “Esse projeto está mostrando ao país que é possível priorizar o assunto”.

Alex ressaltou o funcionamento do comitê terá um grande resultado do ponto de vista social e da saúde. “Entendo que era fundamental trazer este debate para esta Casa, para que todos possam tomar conhecimento das ações”, afirmou, destacando ainda que é necessário uma articulação com a Câmara dos Deputados, que está trabalhando na revisão do Código Nacional de Trânsito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário