25 de out. de 2017

Maioria dos deputados da BA vota contra Temer em sessão que rejeitou 2ª denúncia sobre presidente

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A maioria dos deputados baianos votou contra Michel Temer, nesta quarta-feira (25), durante a sessão que rejeitou enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a segunda denúncia contra o presidente, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

O relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), elaborado pelo deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia, foi aprovado por 251 votos. Outros 233 deputados votaram contra o relatório. A votação ainda teve duas abstenções e 25 ausências. A sessão durou 12 horas e 20 minutos.

Dos baianos, 21 votaram "Não", ou seja, contra o relatório e a favor do prosseguimento da denúncia contra Temer. Outros 14 votaram "Sim", a favor do relatório e pela rejeição da denúncia. Três deputados baianos estiveram ausentes. [Confira abaixo como votou cada um]

Temer foi denunciado pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A denúncia rejeitada pela Câmara também inclui os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), acusados de organização criminosa.

Os 251 votos alcançados por Temer ficam abaixo da previsão do governo, anunciada nos últimos dias, que apontava para entre 260 e 270 votos favoráveis. Na primeira denúncia que a Câmara derrubou (por corrupção passiva), em agosto, Temer obteve 263 votos (227 contra).

O placar desta quarta-feira é inferior, inclusive, ao mínimo de votos necessários para a aprovação de um projeto de lei complementar (257) ou para aprovar uma proposta de emenda à Constituição (308 votos), como a reforma da Previdência, uma das prioridades do governo.

Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder ao processo no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o mandato. Caso fosse instalado, o processo provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias. Agora, Temer responderá na Justiça somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018.

Veja como votou cada deputado baiano

AFONSO FLORENCE - Não

ALICE PORTUGAL - Não

ANTONIO BRITO - Não

ANTONIO IMBASSAHY - Sim

ARTHUR OLIVEIRA MAIA - Sim

BACELAR - Não

BEBETO - Não

BENITO GAMA - Sim

CACÁ LEÃO - Sim

CAETANO - Não

CLAUDIO CAJADO - Sim

DANIEL ALMEIDA - Não

DAVIDSON MAGALHÃES - Não

ELMAR NASCIMENTO - Sim

ERIVELTON SANTANA - Ausente

FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR - Não

FERNANDO TORRES - Não

IRMÃO LAZARO - Não

JOÃO CARLOS BACELAR - Sim

JOÃO GUALBERTO - Não

JORGE SOLLA - Não

JOSÉ CARLOS ALELUIA - Sim

JOSÉ CARLOS ARAÚJO - Ausente

JOSÉ NUNES - Não

JOSÉ ROCHA - Sim

JUTAHY JUNIOR - Não

LUCIO VIEIRA LIMA - Sim

MÁRCIO MARINHO - Ausente

MÁRIO NEGROMONTE JR. - Sim

NELSON PELLEGRINO - Não

PAULO AZI - Sim

PAULO MAGALHÃES - Não

ROBERTO BRITTO - Sim

RONALDO CARLETTO - Sim

SÉRGIO BRITO - Não

ULDURICO JUNIOR - Não

VALMIR ASSUNÇÃO - Não

WALDENOR PEREIRA - Não

Nenhum comentário:

Postar um comentário