13 de jun. de 2011

13 de junho: Serrinha completa 135 anos de fundação


Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da Nação Cariris. Entretanto, foi com a chegada do português Bernardo da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.

Em 1.º de junho de 1838, a lei n.º 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arcebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira.

A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original" 25 de março de 1646. Presume-se que o ano de 1946 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.

Pela Lei Provincial n.º 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877.

A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 04 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.

Mais de um século decorrido o Município de Serrinha vai avançando no seu crescimento e desenvolvimento.

Veja imagens antigas da cidade de Serrinha

(Reprodução/Acervo pessoal de Enriqueta Peleteiro)Antiga Praça da Estação Primeira orquestra filarmônica da cidadeAntiga Praça Luiz NogueiraUma mureta cercava a Praça Luiz NogueiraAntiga Praça do CoretoOnde hoje está localizada a Central Calçados, Colofilme Fotos e Rádio Morena, moravam os primeiros habitantes de SerrinhaEstação ferroviáriaLargo de Santana antes da pavimentação asfálticaImóvel onde hoje funciona o restaurante “Tempero da Lia”Peregrinação ao cruzeiro do monte na sexta-feira santaPraça Luiz Nogueira (corredor do prédio onde hoje funciona a secretaria de ação social)

3 comentários:

  1. Cade o prefeito Osni que não acordou a cidade com a alvorada? Como de costume e tradição!

    ResponderExcluir
  2. Cade o prefeito Osni que não acordou a cidade com a alvorada? Como de costume e tradição!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, a cada ano que passa tudo só piora,nunca vi uma comemoração tão patetica como a de hj,uma bagunça total, sem organização,isso sem falar da velha alvorada,os desfile das tradicionais escolas,aff,se tiver que citar td que perdemos de tradição nesta cidade,onde iremos parar...DEUS NOS ACUDA.

    ResponderExcluir