11 de mai. de 2011

Inovações para a produção do sisal

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, confirmou presença na audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, dia 12, no Centro Cultural de Conceição do Coité, para debater a crise na produção de sisal.

O evento, proposto pelo deputado Tom Araújo (DEM), vai discutir a possibilidade da abertura de uma concorrência internacional, por parte do governo do estado, para a compra de máquinas mais modernas utilizadas na extração da fibra do sisal. A máquina usada para a extração é a mesma há 60 anos, e representa um risco aos trabalhadores, o que tem gerado escassez de mão-de-obra no campo.

“Através dessa audiência, vamos unir todas as entidades que tem o objetivo comum de fortalecer a região sisaleira. Hoje, a média de idade dos trabalhadores que fazem a extração do sisal está perto dos 50 anos porque não tem havido renovação. Isso se deve muito à falta de desenvolvimento tecnológico”, contou Tom Araújo.

O secretário também vai debater com os produtores e representantes de órgãos como a Embrapa e Conab, além de parlamentares de diversos partidos, pesquisas que garantam o aproveitamento de 100% da folha do sisal.

A fibra representa apenas 5% da planta, que pode ser utilizada até para a fabricação de inseticidas. “Ou seja, se houver investimento em pesquisa e tecnologia, vamos poder fixar o trabalhador do campo no campo. Ele não vai precisar, se não quiser, se aventurar mais nas grandes cidades em setores como a construção civil”, salientou o parlamentar.

Fonte: Sisal Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário