14 de mai. de 2011

Serrinha: prefeitura promove novos mutirões de combate à dengue

A prefeitura de Serrinha, através da Secretaria Municipal da Saúde, continua realizando mutirões de limpeza na cidade, como uma das estratégias de combate à dengue. O próximo faxinaço está marcado para o dia 20 de maio (sexta-feira), no bairro da Vaquejada.

A escolha pelas áreas é baseada no resultado do levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRA) de 2010, que registrou um Índice de infestação predial (IPP) de 9,01% em Serrinha, isso é, a cada 100 casas visitadas, cerca de 9 apresentaram focos do mosquito. O bairro da Vaquejada apresentou um IPP de 17,54%, com alto risco de uma epidemia da doença.

Nesta sexta-feira, 13, o bairro visitado foi a Cidade Nova que tem infestação predial de 14,19%. Além do trabalho de conscientização e combate a dengue, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), por meio do Programa "Mutirão da Cidadania", montou estandes para o cadastramento e regularização do programa bolsa família, orientação psicológica às mulheres vítimas de maus tratos através do Centro de Referencia à Mulher (CRM), serviços de manicure, pedicure e cabeleireiro e oficinas de pintura em tecidos e flores.

Na semana passada, os agentes de combate às endemias, voluntários e alunos de escolas do município atuaram no bairro das Abóboras. Imóveis e terrenos baldios foram visitados em todas as ruas. As equipes fizeram coleta de lixo e entulho, poda de árvores, capinação e limpeza de pequenos córregos. A mesma ação já foi realizada nos bairros da Urbis I e II, Rodagem, Novo Horizonte, Estação e Vila de Fátima.

Os moradores foram alertados sobre os riscos da doença e receberam orientações de prevenção, como não acumular água em vasos de plantas, pneus, ou lajes; tampar devidamente as caixas d’agua, tanques e tonéis; e descartar todo material que possa servir de criadouro para o Aedes Aegipty, como garrafas, latas e cascas de ovos.

Os faxinaços contam com a participação da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Urbanismo, Educação, DIRES, FUNASA, LOCAR (empresa de recolhimento de lixo), Tiro de Guerra 06/014, Grupo Afro Jamaica, Grupo de Capoeira Esquiva Menino e Coordenação Municipal de Trânsito.

Veja outras imagens

Terrenos baldios estão sendo capinadosEstudantes de escolas do município estão na luta contra o Aedes Aegypti

Foto: Gilberto Carvalho (Ouvidor Geral do Município)

Nenhum comentário:

Postar um comentário