.

.

31 de dez de 2010

PM que trabalhava em Riachão do Jacuípe morre em acidente

Morreu na manhã desta sexta-feira (31) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) o soldado da Policia Militar, José Marcio Santos Bastos, 37 anos. Ele era lotado na 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e trabalhava no município de Riachão do Jacuipe, a 53 km de Serrinha.

Segundo familiares, Márcio trabalhava na corporação há 17 anos. Ele se envolveu em um acidente automobilístico nas proximidades do conjunto Feira X, em Feira de Santana. O PM pilotava uma motocicleta.

O corpo foi encaminhado ao necrotério do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado e posteriormente liberado.

30 de dez de 2010

Motociclista morre em acidente na BR-324 em Jacobina

Um homem de 24 anos morreu em um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão F-4000, cor cinza, placa JMA 7351, na noite desta quinta-feira (30), na BR-324, localidade de Bananeira, município de Jacobina, na região noroeste da Bahia.

De acordo com a PRF, o condutor da moto, placa JRM 3143, Leandro Silva Duarte, tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido, perdeu o controle da direção e colidiu de frente com o caminhão que estava no sentido contrário. Leandro morreu na hora. O motorista do caminhão, Francisco Alan dos Santos, 37 anos, não ficou ferido.

A vítima morava na cidade de Camaçari e estava passando o período de férias na casa de parentes. No momento do acidente, ele estava indo visitar a Cachoeira do Aníbal, local turístico da região serrana de Jacobina.

Foto: Corino Urgente

Violência: homem é executado em Riachão do Jacuípe

Roque da Silva Lima, 38 anos, conhecido como “Sapo seco” foi assassinado com quatro tiros, na noite desta quinta-feira, 30, por volta das 19h00m, na Praça Godofredo Carneio, no centro de Riachão do Jacuípe, distante 53 quilômetros de Serrinha.

Segundo informações da Central de Comunicação do 16° BPM, Roque estava sentado na mesa de um bar, quando foi surpreendido por três homens que já chegaram atirando. Os tiros atingiram a vítima no tórax e braço direito.

Os assassinos fugiram e estão sendo procurados pela polícia. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana.

Foto: A voz do Jacuípe

Jacobina: homem é executado a tiros e irmão fica baleado

Um homem foi executado a tiros na tarde desta quinta-feira (30) nas proximidades do terminal rodoviário de Jacobina, a 190 km de Serrinha. De acordo com a Polícia Militar, dois homens não identificados, em uma motocicleta, efetuaram dois disparos a queima contra o peito esquerdo de Evanildo Gomes Marinho, conhecido como "Tuquinha", 30 anos.

A vítima foi socorrida para o Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG), porém morreu minutos depois de dar entrada no pronto socorro.

Um irmão de Evanildo, identificado como Adenildo Gomes Marinho, "Neguinho", 36 anos, também ficou ferido com tiros na cabeça, tórax e na barriga. Ele foi levado para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho (HATS), onde recebeu os primeiros socorros. Diante da gravidade dos ferimentos foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador, mas não corre risco de morrer.

Segundo informações veiculadas na impressa local, os crimes foram motivados por causa de uma dívida de R$ 20,00. Evanildo teria feito uma aposta no dia anterior com um homem conhecido como “Nem” e não pagou.

A polícia continua investigando o crime. Este é o 25° homicídio na cidade de Jacobina no ano de 2010.

Foto: Corino Urgente

Homem é preso acusado de agredir a mulher e a filha em Araci

Jailson dos Santos, conhecido como “Jai”, 38 anos, foi preso na última terça-feira (28), acusado de agredir a esposa e uma filha do casal de apenas 10 anos, na casa onde moram, no bairro da Cascalheira, na cidade de Araci, a 42 km de Serrinha. Ele está na carceragem da delegacia local aguardando transferência para o presídio de segurança máxima “cebolão” de Serrinha.

De acordo com a polícia, Ivoneide Jesus, 28 anos, contou que as agressões começaram em agosto deste ano. Na época ela chegou a registrar um boletim de ocorrência na delegacia da cidade, porém não demorou muito e a violência continuou. Na tarde do último domingo (26), Ivoneide e a filha, uma menor de iniciais J P S, foram espancadas por Jailson com chutes e pontapés.

A Polícia Militar foi acionada. As duas vítimas foram encaminhadas para realização de exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Sererinha. O agressor foi autuado na Lei Maria da Penha, que prevê pena de até três anos de prisão em crimes que envolvem violência doméstica.

Homem é detido levando droga para a namorada presa

Um jovem identificado como Adinailton Jesus de Lima, 21 anos, conhecido como “Tuxinha”, foi preso na cidade de Euclides da Cunha (139 km de Serrinha), tentando entrar na delegacia com droga para a namorada.

Por volta das 13h de terça-feira, dia 21/12, o coordenador de custódia, Rosivaldo Sá, solicitou que uma equipe de policiais militares fosse até a delegacia da cidade para auxiliá-lo durante o período de visitas dos presos.

O agente civil desconfiou do comportamento agitado de Adinailton e começou a interrogá-lo. Como o suspeito apresentava dificuldade para falar, os policiais decidiram abrir sua boca e encontraram uma trouxinha de maconha enrolada em um saco plástico escondida debaixo da língua. “Ele não abria a boca pra falar apenas gesticulava ou balançava a cabeça”, informou Rosivaldo.

A droga seria entregue a Juscilene Tereza Conceição, que foi presa sob a acusação de tráfico de drogas. Adinailton está preso na delegacia da cidade e encontra-se a disposição da justiça.

Foto: José Dilson

Agências bancárias de Serrinha não terão expediente nesta sexta, 31

Os correntistas e demais clientes bancários da cidade de Serrinha têm até hoje (30) para resolver transações financeiras com prazo limitado a 2010, porque amanhã (31), último dia do ano, as agências vão permanecer fechadas ao público.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o setor terá apenas atividades internas.

Quem tem contas com vencimento para sexta-feira (31) como de luz, telefone, água e outras, incluindo carnês, poderão quitá-las sem incidência de multa e/ou juros, na próxima segunda-feira (3), quando o atendimento voltará ao normal.

Continuam à disposição do público os serviços de saques, pagamentos e outras operações nos terminais eletrônicos e por meio da internet.

Bebê jogado na rua pela mãe em Ipirá sofre parada cardíada e morre

Morreu por volta das 7h desta quinta-feira (30), no Hospital Estadual da Criança, o bebê recém-nascido que foi jogado na rua pela própria mãe, em Ipirá, no Centro Norte da Bahia, a 106 km de Serrinha. A menina sofreu uma parada cardíaca e os médicos não conseguiram reanimá-la.

Renilda Rosa Dias, de 29 anos, que é empregada doméstica e mora com a tia, deu à luz a uma menina na noite de terça-feira (28). Ela estava sozinha em casa quando teve o bebê. Logo depois, ela passou mal e foi levada por familiares para o hospital da cidade.

O médico que atendeu a empregada doméstica percebeu que ela ainda estava com a placenta e acionou a Polícia Militar. Os policiais conseguiram encontrar o bebê com vida enrolado em um saco plástico. A criança estava em um quintal ao lado da casa de Renilda.

Renilda foi conduzida para a delegacia na manhã desta quarta-feira (29) ao receber alta do hospital. Ela será indiciada por tentativa de homicídio. A acusada continua presa.

Polícia prende dois homens acusados de tráfico de drogas em Biritinga

Policiais militares da cidade de Biritinga, a 26 quilômetros de Serrinha, prenderam por volta das 13h00m desta quarta-feira (29), Rogério Souza Oliveira, 19 anos, residente no Conjunto Feira IV, em Feira de Santana, e Jonielson Oliveira Dias, 27 anos, residente no povoado de Pataíba, município de Água Fria, com 300 gramas de maconha.

Os dois homens foram surpreendidos, segundo a PM, em atitude suspeita, durante uma abordagem de rotina na localidade conhecida como “Katispero”, região do povoado de Taboa.

Rogério e Jonielson foram autuados em flagrante pela delegada Alda de Deus Estrela Peres, titular da DP de Biritinga, por tráfico de drogas.

Homem é baleado em tentativa de homicídio no povoado de Bela Vista em Serrinha

Um homem sofreu uma tentativa de homicídio no início da noite desta quarta-feira, 29, por volta das 19h00m, no povoado de Bela Vista, zona rural de Serrinha.

Segundo informações da Central de Comunicações da Polícia Militar (CCPM), Clebson de Araujo Ferreira, 22 anos, foi alvejado com três disparos de arma de fogo em um dos braços e no peito e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Serrinha (HMS), mas, diante da gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador.

De acordo com moradores do povoado, dois homens em uma moto, dados ignorados, se aproximaram da vítima e atiraram.

O crime está sendo investigado pela delegada Maria Clécia Vasconcelos, titular da delegacia de Serrinha. A polícia ainda não têm informações sobre o autor dos disparos.

Homem é assassinado a tiros em Coité

A Polícia registrou o assassinato de um homem na noite desta quarta-feira, 29, por volta das 22h00m, no cruzamento da Rua Professor Olavo Pinto com a Rua Miguel Pinto da Silva, nas proximidades do Centro de Abastecimento, em Conceição do Coité, a 39 km de Serrinha.

De acordo com informações da polícia, Ronivaldo Santos Nascimento, conhecido por Roni Bocão, 28 anos, conhecido como “Roni bocão”, morava Rua Izidro Bispo, bairro dos Barreiros, e foi alvejado com cinco tiros no tórax, braço esquerdo e na cabeça. Ele morreu na emergência do Hospital Almir Passos (HAP).

Ainda segundo as informações divulgadas pela polícia, dois homens encapuzados em uma moto preta, se aproximaram da vítima e dispararam os tiros. Ronivaldo já tinha várias passagens pela polícia por suspeita de tráfico de drogas.

Foto: Calila Noticia

29 de dez de 2010

Notas falsas de 100 reais circulam no comércio de Serrinha

Algumas notas falsas de 100 reais estão sendo espalhadas no comércio de Serrinha. Uma das vítimas foi o comerciante José Raimundo, proprietário do Mercadinho Barbosa, no bairro da Rodagem.

Um homem não identificado chegou a seu estabelecimento comercial e, segundo ele, realizou uma compra no valor de 5 reais e entregou uma nota de 100 reais para cobrar. Depois que o falsário foi embora, Zé Raimundo da ambulância, como é conhecido o comerciante, percebeu que a nota de 100 reais era falsa.

A cédula falsificada já foi entregue a polícia que está investigando o caso. Outros comerciantes também comunicaram à polícia que foram lesados.

Fonte: Blog do Cival Anjos

Mulher é presa em Ipirá por jogar filho recém-nascido na rua

Uma mulher foi presa em Ipirá, 106 km de Serrinha, no Centro Norte da Bahia, acusada de jogar o filho recém-nascido na rua. Renilda Rosa Dias, de 29 anos, que é empregada doméstica e mora com a tia, deu à luz a uma menina na noite de terça-feira (28). Ela estava sozinha em casa quando teve o bebê, mas passou mal e foi levada para o hospital da cidade.

O médico que atendeu a empregada doméstica percebeu que ela ainda estava com a placenta e acionou a Polícia Militar. Os policiais conseguiram encontrar o bebê com vida enrolado em um saco plástico. A criança estava em um quintal ao lado da casa de Renilda.

Segundo a Tv Bahia, a mãe foi conduzida para a delegacia na manhã desta quarta-feira (29) ao receber alta do hospital. Ela será indiciada por tentativa de homicídio. O bebê está internado no Hospital Estadual da Criança.

Carro capota em estrada da zona rural de Barrocas

Um homem identificado apenas como Gilson, ficou ferido após capotar o carro que conduzia (um Chevette - JNI 0265) na estrada do povoado de Alagadiço, zona rural de Barrocas.

O acidente aconteceu por volta das 14h00 desta quarta-feira, 29.

De acordo com informações do Jornal Nossa Voz, o motorista perdeu o controle do veículo porque o acelerador travou e ele não conseguiu parar. Três crianças de 7 , 6 e 11 anos que também estavam no carro não se feriram.

Foto: Jornal Nossa Voz

Vinte e sete presos fogem da delegacia de Santo Antônio de Jesus

Vinte e sete presos fugiram da delegacia de Santo Antônio de Jesus, a 160 km de Serrinha, na madrugada desta quarta-feira, 29, por volta de 3h. Três foram recapturados e a polícia mantém diligências pela região na busca dos demais criminosos.

Na fuga, os presos levaram um revólver calibre 22. Agentes disseram que os bandidos arrombaram o cadeado de dois pavilhões e uma sala de armas, onde roubaram um equipamento. Em seguida, eles invadiram a área do Departamento de Polícia Técnica, que fica ao lado da delegacia e de onde tiveram acesso à rua.

Dois policiais, um militar e um civil, faziam a custódia dos presos. De acordo com os agentes, eles não perceberam a movimentação. Os detentos respondem pelos mais diversos crimes, incluindo homicídio. É o caso de Givanilton Teles, acusado de assassinar um casal de irmãos no ano passado. Essa é a segunda vez que ele consegue escapar da prisão.

Familiares dos presos estão na porta da delegacia em busca de informações sobre quais foram os internos fugitivos. A unidade abrigava mais de 80 detentos, sendo que a capacidade é para 40.

A fuga criou um clima de apreensão em Santo Antônio de Jesus, já que a maioria dos moradores costuma viajar para a ilha de Itaparica durante o feriado de Ano Novo, deixando os imóveis vazios. A população também teme pela segurança de quem vai permanecer na cidade.

Confira os nomes dos detentos que fugiram:

Danilo dos Santos, de Nazaré das Farinhas, Gileno de Jesus Silva, Ednaldo dos Santos, João Ramos dos Santos, Daniel Almeida, Elielson, de Cruz das Almas, Fabrício Sacramento, Frankly Santana, Jailton dos Santos, vulgo "boca da jega", Leandro Santos de Jesus, José Carlos dos Santos, Cristiano Lima, Reinaldo Anunciação, Antonio da Fonseca, Aldo da Silva, Rodrigo Pereira da Silva, Alan de Jesus, Samuel Santos Rodrigues, Josemar dos Santos, Jean da Silva Santos, Maximo Barreto, Luiz Carlos, Jaelson Gomes da Silva, Manoel Oliveira, Anderson Araújo, José Raimundo e Jocival.

Homem é preso com duas armas de fogo

Um homem foi preso em flagrante na tarde do último domingo (26), às 15h, no povoado de Santo Agostinho, em Pé de Serra (83 quilômetros de Serrinha), com dois revólveres calibre 38.
Armando Raimundo da Silva, 29 anos, que também é usuário de droga, estava ameaçando atirar em várias pessoas após se envolver em uma discussão.

Moradores acionaram a polícia através do 190. Durante a abordagem policial o homem tentou fugir em direção a um matagal, mas foi perseguido e preso pelos policiais. Ele foi conduzido à delegacia da cidade de Riachão do Jacuípe.

28 de dez de 2010

Polícia identifica assaltantes mortos após assalto a posto de combustível em Serrinha

Foram identificados no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, os corpos dos homens acusados de assaltar o posto de combustível Guanabara na cidade de Serrinha da última segunda-feira (26). Os suspeitos morreram em troca de tiros com policiais militares do 16° BPM na madrugada de segunda (27) em Feira de Santana, em uma área pertencente à UEFS.

Carlos Henrique Batista dos Santos, 18 anos, e Luiz Carlos Araújo, 27 anos, moravam no município de Dias D'Ávila. Eles estavam na companhia de mais quatro homens, acusados de vários assaltos a postos de combustíveis na região e estavam de posse de um veículo tomado de assalto.

Diego Rolemberg dos Santos, o "Tripa", de 19 anos, residente na Rua Principal, Gleba C, em Camaçari está preso. Com ele a polícia encontrou uma pistola de calibre 380, e R$35 mil em dinheiro. Outros três fugitivos estão sendo procurados.

Resultado da enquete

Pergunta do BCS: Em sua opinião, o resultado da última eleição em Serrinha (8.724 votos para Rui Costa e 5.371 para Joseildo Ramos) fortalece o prefeito Osni Cardoso para a reeleição?

Sim - 308 votos (34%)

Não - 586 votos (65%)

Total de votos - 894

Começa cobrança de pedágio de R$ 1,60 na BR-324

Começou à meia noite desta terça-feira, 28, a cobrança de pedágio na BR-324, na praça do município de Amélia Rodrigues, no trecho Salvador-Feira de Santana. O movimento no pedágio é constante, formando filas de veículos pequenos, mas não chega a criar engarrafamentos. No primeiro dia de cobrança, os motoristas criticam as condições da estrada.

O técnico em Eletrônica Mário Xibuta considera a cobrança de pedágio errada. "Sou contra o pedágio em qualquer lugar do país. E aqui, alguns trechos da estrada ainda estão ruins", reclama.

A mesma opinião é acompanhada pelo motorista Carlos Alberto Silva, que trabalha realizando transporte entre as cidades da região. "Faço de três a quatro viagens por dia e vou ter que pagar o pedágio em cada uma delas. Pra mim ficou ruim", afirma.

Já o médico Carlos de Almeida aceita a cobrança, mas exige uma estrada em perfeito estado. "Cobrar o pedágio tudo bem, mas não com a estrada remendada do jeito que está", destaca.

De acordo com a concessionária Via Bahia, que administra o pedágio, o início da cobrança está de acordo com a Deliberação nº 3.608 da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, de 01 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 17 de dezembro de 2010. Ainda segundo a empresa, apenas veículos oficiais e devidamente identificados estão isentos da cobrança.

As tarifas básicas no pedágio da BR-324 variam entre R$ 0,80 (motocicletas), R$ 1,60 (automóveis) até R$ 14,20 (caminhões).

BR-116 - Nas mesmas condições da BR-324, a cobrança do pedágio na BR-116, no trecho entre o município de Feira de Santana e o Estado de Minas Gerais, começou no último dia 7 de dezembro. Na BR-116, os preços estão entre R$ 1,40 (motocicletas), R$ 2,80 (automóveis) e R$ 24,90 (caminhões).

A Via Bahia informou, ainda, que o atendimento aos usuários das vias é realizado por meio dos telefones 0800-6000-324, para a BR-324, e 0800-6000-116 para a BR-116.

Fonte: Atarde

27 de dez de 2010

Duas crianças morrem carbonizadas em incêndio em Feira de Santana

Duas crianças morreram carbonizadas após um incêndio na manhã desta segunda-feira (27), por volta das 10h00m, em Feira de Santana, a 80 km de Serrinha. Cristiano Crispim Cruz Silva, de 6 anos, e o irmão Cleidson Gustavo Cruz Silva, de 2 anos, estavam sozinhos em casa na rua São João, quando o incêndio ocorreu.

Ainda não há informações de como aconteceu o acidente, o que só poderá ser comprovado após o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT). No entanto, de acordo com informações do delegado que ficará responsável pelo caso, Carlos Lins, as crianças estavam na cozinha no momento do incêndio, mas não há como precisar se foram acender o fogão ou se estavam brincando com algum objeto inflamável.

Para o delegado, as crianças perderam os sentidos após serem intoxicadas pela fumaça e terminaram carbonizadas. No entanto, Lins não descarta na linha de investigação, a possibilidade de incêndio criminoso. Os corpos das duas crianças foram levados para o IML de Feira de Santana. De acordo com vizinhos, elas eram acostumadas a ficar em casa sozinhas. Mais de 20 bombeiros participaram da operação para apagar o fogo e tentar resgatar as crianças.

Veja outras imagens

As crianças de três e seis anos estavam sozinhas em casaCerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros participaram da operação para tentar salvar as vítimasA polícia encontrou um botijão de gás em meio aos destroços O corpo de uma das crianças ficou irreconhecível

Foto: Acorda Cidade

Dois assaltantes que roubaram um posto de combustível em Serrinha morrem em troca de tiros; um foi preso

Dois de seis homens que assaltaram postos de combustíveis na manhã desta segunda-feira (27), nos municípios de Serrinha e Santa Bárbara, foram mortos em uma troca de tiros com policiais militares do 16° Batalhão da Polícia Militar (BPM) durante uma perseguição que só terminou na BR 116/Norte, na cidade de Feira de Santana.

Segundo informações da PM, o tiroteio terminou no bairro Feira VI, onde os dois assaltantes ainda não identificados foram baleados e morreram. Mikael Rolemberg de Lima, conhecido como “tripa”, 19 anos, foi preso e outros três fugiram. O bandido foi levado para a unidade policial onde foi ouvido. A polícia segue com as buscas pelos demais criminosos.

De acordo com informações da Central de Comunicação do 16° BPM, os criminosos chegaram por volta das 9h30m ao posto de combustível Guanabara, localizado às margens da BR 116, nas proximidades do bairro da Vaquejada, usando o veículo Focus branco modelo 2010, placa NTQ 4593, e anunciaram o assalto. Depois, eles fugiram em direção a cidade de Santa Bárbara onde assaltaram outro posto. O carro utilizado pelos assaltantes pertencente a enfermeira Nayana Dlumetti Ferreira. Ela foi assaltada no dia 19 de dezembro, na avenida Santo Antônio, bairro Capuchinhos em Feira de Santana.

Após os assaltos a polícia foi acionada e durante a perseguição foi montada uma barreira próximo a Universidade de Feira de Santana (Uefs). Com Mikael a polícia apreendeu o veículo roubado, uma pistola de calibre 380, e R$35 mil em dinheiro e cheques pertencentes aos postos roubados.

Foto: Ed Santos

Adolescente morre atingido por tiro acidental na cabeça em Riachão do Jacuípe

Peterson de Oliveira Nascimento, um estudante de 13 anos, morreu por volta das 16h do domingo (26), no bairro Barra do Vento, em Riachão do Jacuípe, a 53 km de Serrinha, após ser atingido por um tiro de espingarda.

O garoto, que morava no bairro da Liberdade em Salvador e tinha ido passar as férias na casa do avô, estava manuseando uma espingarda "de socar" quando a arma disparou e o tiro atingiu o ouvido esquerdo dele. Peterson morreu na hora.

O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para realização de exames.

Ainda não há previsão para liberação do corpo e enterro da vítima.

Foto: Denivaldo Costa e Alanna Adrielle

Serrinha: dois homens morrem em acidente entre carro e moto na BA-409

Dois homens morreram na tarde do último sábado, 25, por volta das 17h00m, em um acidente envolvendo uma moto e um carro na BA-409, trecho de Serrinha. De acordo com a Polícia Militar (PM), a batida aconteceu nas proximidades do Hospital Municipal de Serrinha (HMS), na saída para Conceição do Coité.

Segundo informações da polícia repassadas ao repórter Reny Maia da Rádio Continental, o motorista do veículo Fiat Strada, placa JQP 6978, identificado como Pedro Carneiro de Almeida, perdeu o controle da direção ao passar em um trecho esburacado da rodovia, invadiu a contramão e bateu de frente na motocicleta, placa JSI 6152, que estava no sentido contrário.

Genilson Fagundes de Oliveira, 33 anos, que morava no povoado de Bela Vista, e José Rivelino de Santana Araujo, 34 anos, que morava na Avenida Luiz Viana Filho, morrem no local. As duas vítimas estavam na motocicleta no momento em que os veículos colidiram.

O impacto da batida foi tão violento que decepou o braço e a perna esquerda de Genilson Fagundes. O motorista do Fiat Strada fugiu do local.

Veja outras imagens


O acidente aconteceu nas proximidades do Hospital Municipal de Serrinha na BA 409O impacto foi tão forte que decepou o braço e a perna esquerda de uma das vítimas

Foto: Reny Maia

24 de dez de 2010

Abalroamento no centro de Serrinha causa apenas danos materiais

Um abalroamento, por volta das 08h30m, desta sexta-feira, 24, na Avenida Manoel Novais, nas proximidades do bairro da Rodagem, no centro de Serrinha, entre um automóvel da marca Ford Pampa, placa GMW 8433, NTS 1539, um caminhão compacto da empresa Locar, placa KFX 5303 e um caminhão boiadeiro, causou apenas danos materiais aos responsáveis.

O choque entre os três veículos foi de pequenas proporções. Policiais militares do 16º BPM foram acionados para conduzir o entendimento entre os condutores. Segundo informações, o motorista do Pampa fazia uma manobra na pista quando foi atingido na traseira pelo caminhão da empresa Locar, empurrando-o para debaixo do caminhão boiadeiro que estava estacionado.

Não houve tumulto e ninguém se feriu.

Veja outras imagens

O choque entre os três veículos provocou apenas danos matériasO Pampa fazia uma manobra na pista quando foi atingido na traseira sendo empurrado para debaixo de um caminhão

23 de dez de 2010

Exploração: Gás e óleo alavancam a economia de Sátiro Dias e Biritinga

A exploração de gás e óleo nos município de Sátiro Dias, Biritinga, Olindina, Nova Soure, Antas e Cipó, que está dependendo da assinatura de contrato pela Agencia Nacional de Petróleo é esperada com expectativa, pois beneficiará esses municípios que passarão a receber royalties da Petrobras.

O diretor da empresa, Antonio Rivas observa que o campo de Quererás, em Sátiro Dias, em operação desde 2005, gera benefícios até hoje e os resultados econômicos deverão ser bem maiores quando novos poços entrarem em produção. Os trabalhos deverão ser realizados num período de três a quatro anos e abranger de oito a 10 municípios do Nordeste baiano.

“Estamos nos empenhando, juntamente com o governo do estado, para que os contratos de exploração de gás e petróleo nesta região sejam logo liberados pela ANP. Com isso várias empresas deverão se instalar aqui para fazer prospecção em busca de mais gás e óleo. Esses trabalhos devem ser desenvolvidos em um período de três e quatro anos a partir da liberação de assinatura dos contratos” explica Rivas acrescentando que em 2006 a ANP fez licitação e empresas procederam a remates para a exploração de blocos da Bacia de Tucano Sul, que agrega Sátiro Dias, Inhambupe, Antas, Caldas de Jorro, Cipó, Biritinga, Nova Soure dentre outros municípios.

“Devido uma demanda judicial esse leilão foi suspenso pela justiça, mas quando isso aconteceu empresas já teriam feito ofertas e sido consideradas ganhadoras. Resolvidas as questões judiciais esperamos que a Agência Nacional de Petróleo assine os contratos para que as empresas possam investir na região” destaca Antonio Rivas. Conforme disse são 28 blocos exploratórios que passarão por um processo de levantamento cívico para a perfuração de poços que podem ser de petróleo ou gás.

Explica Rivas que as pesquisas devem custar mais de U$400 milhões mobilizando toda a região. Sobre o poço de Quererás, em Sátiro Dias ele relatou que mesmo tendo uma produção pequena a exploração foi muito importante naquele momento, pois a Bahia ainda não tinha Manatin, que só entrou em funcionamento em janeiro de 2007 e não contava com o gasoduto Sudeste/Nordeste, o Gazene passou a operar em março deste ano.

Desse modo o campo de Quererás foi fundamental para manter o abastecimento das indústrias baianas. “O poço de Quererás chegou a produzir, no início, cerca de 700 mil metros cúbicos de gás/dia. Mas a produção caiu bastante e hoje está entre 100 e 120 mil metros cúbicos de gás/dia” conclui Antonio Rivas.

TCM rejeita 99 prefeituras e 55 câmaras

Este ano o Tribunal de Contas dos Municípios julgou as prestações de 415 prefeituras e 417 câmaras, dos 417 municípios baianos, referentes ao exercício de 2009. Em relação às prefeituras, 99 foram rejeitadas, 316 aprovadas com ressalvas e nenhuma aprovada na íntegra.
Quanto às câmaras, 55 foram rejeitadas, 352 aprovadas com ressalvas e 10 aprovadas na íntegra.

Das 119 entidades descentralizadas foram julgadas 112, sendo cinco rejeitadas, 103 aprovadas com ressalvas, e três na íntegra.

As duas prefeituras - Porto Seguro e Irajuba - que não que não tiveram suas contas analisadas serão alvo de tomada de contas pelo Tribunal no próximo ano. Todos os gestores que tiveram as contas rejeitadas ou mesmo aprovadas com ressalvas podem recorrer da decisão.

A depender das explicações apresentadas no pedido de reconsideração, o TCM pode manter o parecer inicial ou modificá-lo na íntegra ou parcialmente.

Rejeições - O número de contas rejeitadas no exercício de 2009 é bem menor até agora do que o de 2008.

No exercício de 2008, último ano de mandato dos gestores, houve grande incidência de rejeições devido ao descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata de restos a pagar. Ou seja, o saldo em caixa deixado pelo gestor foi insuficiente para cobrir as dívidas assumidas que venciam no início da gestão seguinte.

Em vista disso, o TCM procura orientar os gestores, desde o primeiro ano da administração, para que haja um equilíbrio de contas de um exercício para outro, a fim de que o déficit não se transforme em uma “bola de neve”, que vai acabar se refletindo nas contas do último ano.

Fonte: TCM

22 de dez de 2010

Curioso: mulher que fugia do marido é estuprada na zona rural de Santa Bárbara

Uma mulher foi estuprada na manhã desta quarta-feira, 22, em uma localidade da zona rural de Santa Bárbara, a 39 km de Serrinha. Segundo informações da Polícia Militar da cidade, o acusado conseguiu fugir. Outras informações sobre o caso ainda não foram divulgadas porque a vítima está com dificuldades para se comunicar.

Isabel Barbosa dos Santos, 40 anos, que mora no distrito de São José, município de Feira de Santana, informou aos policiais militares que fugiu de casa por volta das 17h de segunda-feira, 21, porque era espancada e ameaçada de morte pelo seu companheiro, com quem convive há muito tempo e tem sete filhos.

Isabel andou cerca de 40 quilômetros até chegar em Santa Bárbara onde encontrou um homem não identificado, que se apresentou como motoboy, e lhe ofereceu uma carona até Serrinha. Ela, apesar de desconfiada, aceitou o convite do mototaxista. Em um determinado trecho da BR-116, o suspeito entrou em uma estrada vicinal e praticou o abuso de forma violenta e com várias ameaças de morte.

Após abusar sexualmente da mulher, o tarado fugiu do local e deixou a quantia de R$ 3 reais para ela pegar um ônibus. Ao chegar em Serrinha, a mulher chamou a atenção de curiosos e da polícia ameaçando se jogar de um equipamento do parque infantil da Praça Morena Bela. “Ela estava quase despida quando nós chegamos ao local”, informou um policial.

Isabel foi levada para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HOSCA), onde foi constatado o estupro. Depois de medicada, a vítima foi encaminhada para o Centro de Referência da Mulher Dandara (CRMD) que providenciará seu retorno à família.

A polícia investiga o caso.

Veja outras imagens

Policias levam Isabel para o Hospital Nossa SenhoraIsabel andou cerca de 40 quilômetros fugindo do marido e encontrou um estuprador em Santa Bárbara

Caminhão capota na BR-324 em Riachão do Jacuípe

Um caminhão WV Mercedes Benz, placa HZZ 5755, de Itabaiana – SE, carregado com piso de cerâmica e móveis, capotou no início da manhã desta quarta-feira (22), por volta das 06h00m, na BR-324, nas proximidades do município de Riachão do Jacuípe, a 53 km de Serrinha.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do caminhão, Ivonildo Nunes, 32 anos, perdeu o controle do veículo após ter sido fechado por uma carreta bi-trem, demais dados ignorados, que tentava ultrapassá-lo em um local proibido, na altura do km 57.

O caminhão caiu em uma ribanceira de aproximadamente 7 metros, capotando várias vezes.

Ivonildo Nunes teve ferimentos leves e foi encaminhado para o hospital do município. O motorista da carreta que provocou o acidente fugiu.

Foto: Alana Adrielle

Lei que institui o dia municipal da capoeira é sancionada pelo prefeito Osni Cardoso

O Prefeito Osni Cardoso sancionou a lei nº 869/2010, de autoria do vereador Sandro Magalhães (PT), que institui o Dia Municipal da Capoeira em Serrinha. A data deverá ser comemorada com a realização de seminários, aulas, palestras, rodas de capoeira, concursos, dentre outras manifestações.

“A aprovação dessa lei é em respeito a todos os capoeiristas e amantes desse esporte tão cultuado na nossa cultura regional. A Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Serrinha reconhecem o valor da capoeira e respeitam todos os esportistas praticantes dessa arte”, enfatizou o prefeito.

Antes de ser enviado ao gabinete do prefeito, o projeto de Lei foi aprovado no dia 09 de novembro na câmara de vereadores em primeira e única discussão.

Líderes de facções criminosas são transferidos para o presídio de Serrinha

Cinco presos do Conjunto Penal de Jequié, considerados líderes de facções criminosas, foram transferidos para o Presídio de Segurança Máxima da cidade de Serrinha (PSMA), após uma operação batizada de “Baculejo” realizada pela Polícia Militar naquela unidade.

Foram apreendidas drogas, armas, celulares e aparelhos eletrônicos segundo relatório divulgado nesta terça-feira (21) pelo 19º Batalhão de Polícia Militar (Jequié). A operação cumpria mandados de prisão, busca e apreensão depois que um agente penitenciário foi assassinado e outros dois agentes presos acusados de facilitar entrada de drogas e armas na cadeia.

Em toda a cadeia foram apreendidos 55 chunchos (facas artesanais), 288 ventiladores, 141 aparelhos de TV, 100 aparelhos de DVD, 67 rádios, 53 carregadores de celular, 32 "petecas" de cocaína, 150 gramas de cocaína, 4 "papelotes" de maconha, 20 litros de cachaça de fabricação artesanal, 17 fogões elétricos, 11 churrasqueiras elétricas, 9 chips para celular e 1 liquidificador, além de várias mídias de CD e DVD e várias panelas de alumínio.

Os detentos transferidos para Serrinha são suspeitos de serem os mandantes do assassinato do agente penitenciário Luciano Cerqueira, no último dia 16/12.

21 de dez de 2010

Polícia Militar prende mulher acusada de tráfico de drogas em Campo Formoso

Policiais da Delegacia de Campo Formoso, a 120 km de Serrinha, prenderam, na tarde de segunda-feira (20), por volta das 13h30m, uma mulher acusada de tráfico de drogas naquele município. Maria Cristina Batista dos Santos, 33 anos, conhecida como “Cristina dos Poços”, foi presa em flagrante na casa onde mora, utilizada como ponto de venda do entorpecente.

Durante revista, os policiais encontraram 900 gramas de maconha, 50 trouxinhas da erva pronta para o consumo, 15 papelotes de cocaína e 180 pedras de crack. Além da droga, foram encontrados um aparelho celular, R$ 540,00 em espécie e uma balança digital.

Dois menores que estavam na companhia de Maria Cristina foram apreendidos e encaminhados ao juizado especial. M. T. L. de 17 anos e V. V. S. de 16 anos, tentaram fugir ao ver a viatura da PM, porém foram alcançados pelos militares. A polícia acredita que eles trabalhavam a serviço do tráfico, desempenhando a função de "avião" - quem entrega os entorpecentes.

Maria Cristina foi encaminhada a Delegacia local, onde ficara a disposição da Justiça.

Foto: Portal Campo Formoso

Diretor da Boa Farma é enterrado no cemitério de Conceição do Coité

Foi enterrado no final da tarde desta terça-feira (21), no cemitério municipal de Conceição do Coité, a 40 km de Serrinha, o corpo do engenheiro químico e diretor administrativo da rede de farmácias Boa Farma, Albérico Pinto Lopes, 60 anos, que se suicidou com um tiro na boca depois de matar o presidente da rede, Waldir Mattos Régis, 71 anos.

A tragédia aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, na sede da empresa, no Caminho das Árvores em Salvador. O corpo de Waldir foi enterrado nesta terça, no cemitério Jardim da Saudade.

O filho de Waldir, Marcos Régis, disse que a polícia ainda não passou nenhuma posição oficial sobre a investigação e que aguarda que o crime seja resolvido.

A polícia acredita que o crime tenha sido motivado por uma disputa de poder entre os dois. Albérico, ex-presidente da empresa, estava inelegível para a disputa eleitoral deste ano. A candidatura à reeleição de Waldir o incomodava e ele teria dito que só aconteceria "por cima do meu cadáver".

Waldir chegou a ser socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas morreu na emergência.

Foto: Raimundo Mascarenhas

Serrinha: Consumidores reclamam de água suja saindo das torneiras

Os moradores da Rua Biritinga, no bairro da Cidade Nova em Serrinha, foram surpreendidos ao abrirem as torneiras de casa nos últimos dois dias: parece que as águas do açude da bomba estão jorrando pela tubulação. A cor da água que corre pelos canos, assemelha-se à água barrenta e suja do açude. Com esse aspecto parece que a água não está sendo tratada antes de ser enviada para a rede de distribuição.

A doméstica Cristiane da Silva, 32 anos, disse ter levado um grande susto ao abrir a torneira para lavar roupas em seu serviço. "À tarde eu separei as roupas e quando fui encher o tanque, me assustei, pois uma água escura, com muita sujeira encheu o tanque. Ela não parava de sair, ficou assim por um bom tempo, então, desisti de lavar e fui verificar nas outras torneiras da casa e era a mesma situação. É uma situação complicada, pois como vou saber se mesmo depois desta água ter parado de sair escura é apropriada para os serviços? Ficamos sem confiança em usar a água, é lamentável", afirmou.

Cristiane disse que pensou em várias situações para explicar o motivo pelo qual a água estaria com aquela coloração. "Como em todas as torneiras a água saía escura, fiquei nervosa, pensei que tivesse algo de errado com a tubulação, cheguei até a pensar que tivesse algum bicho morto dentro da caixa d'água e que estivesse em decomposição. Fiquei preocupada, ainda mais porque meu serviço ficou atrasado, não fiz nada com a água suja, pois tem crianças na casa e isso pode prejudicá-las", contou.

Na casa onde Elenilda dos Santos trabalha, a situação é a mesma, porém, ela se esforçou para procurar uma torneira que não saísse água suja. "Todas as torneiras da casa estavam com a mesma água. Percebi que a água estava suja quando fui lavar o banheiro e veio uma água imunda pelo sanitário, estava com lodo, muita sujeira. Pensei que algum cano estivesse estourado. Olhei todas as torneiras e percebi que todas estavam do mesmo jeito, fiquei tentando e não achei uma com água limpa e assim terminei meu serviço.

Agora, fico receosa de usar a água, sempre que abrir uma torneira vou verificar como estão as condições de uso, pois caso contrário, atraso meu serviço", lamentou.
O aposentado Clemente da Silva Barbosa, 64 anos, disse que está aproveitando a água da chuva para beber, tomar banho e cozinhar.

A equipe do Blog do Clériston Silva tentou entrar em contato com a direção regional da embasa, porém sem êxito.

Filho tenta matar a mãe e o irmão com golpes de faca na zona rural de Serrinha

A dona de casa Jovelina Ribeiro dos Santos, 54 anos, foi agredida com golpes de faca pelo próprio filho, identificado como Valnei dos Santos Ribeiro, 30 anos, no povoado de Sorocaba, zona rural do município de Serrinha, na manhã desta terça-feira (21), por volta das 7h30m.

A vítima foi socorrida por vizinhos para o Hospital Municipal de Serrinha (HMS). De acordo Jovelina, ela estava lavando pratos na cozinha quando foi surpreendida com dois golpes de faca nas costas. O outro filho, Sergio Ribeiro Lima, 37 anos, que chegava em casa no momento da agressão, tentou defender a mãe e acabou sendo atingido com um golpe na cabeça. Ele também foi levado para o HMS.

Segundo relato de Sergio Ribeiro, o acusado sofre de problemas mentais e toma remédio de uso controlado.

“Minha mãe só pediu que ele tomasse um remédio e começaram a discutir. Quando eu cheguei, ela já estava caída no chão pedindo pra não morrer. Ainda tentei tomar a faca da mão dele, mas não conseguir”, relatou Sergio, durante entrevista à Rádio Continental.

As duas vítimas estão internadas, mas não correm risco de morte. Valnei dos Santos está foragido.

Colaboração: Renny Maia

Homem é assassinado a tiros em Valente

Adaltino Santos Oliveira, 22 anos, conhecido como “Daka”, foi assassinado na noite desta segunda-feira (20), por volta das 19h30m, no bairro da Piana, localidade conhecida como Casas Populares, na cidade de Valente, região do sisal, a 70 km de Serrinha.

De acordo com moradores do local, Adaltino estava sentado em uma calçada próximo a casa onde morava, quando dois homens armados desceram de uma motocicleta, demais dados ignorados, e atiraram três vezes contra a vítima. Os assassinos fugiram tomando rumo ignorado.

Com base em informações repassadas por agentes da polícia civil, Adaltino tinha várias passagens pela polícia por tráfico de drogas e roubo.

A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas, porém o caso está sendo investigado. "Agora vamos começar a investigar, ouvindo testemunhas, verificando os laudos da perícia. Mas, pela característica, é acerto de contas", avalia um agente da PC.

Foto: André Franco

20 de dez de 2010

Presos fogem da carceragem da delegacia de Capim Grosso

Três presos da delegacia de Capim Grosso, no Centro Norte da Bahia, a 125 km de Serrinha, fugiram da carceragem na madrugada desta segunda-feira, dia 20. Os fugitivos são considerados perigosos porque respondem por crimes como tráfico de drogas e homicídios.

Segundo a Polícia Civil, os homens cavaram um túnel da cela até o estacionamento de veículos apreendidos, no pátio externo da delegacia e depois pularam um muro de cerca de três metros de altura. Recentemente houve uma inspeção em todas as celas e realizadas obras de reforma na estrutura física do complexo. Na ocasião nenhuma irregularidade foi detectada.

Os fugitivos são: Vitor Cordeiro da Silva, 19 anos, acusado de assassinar um moto-taxista na Fazenda Mandaçaia, zona rural daquele município, em maio deste ano; Jailson Brito de Jesus, acusado de assassinar o agricultor aposentado Antônio Gonçalves da Silva, 67 anos, no dia 23 de outubro de 2010, no povoado de Piabas; e Marcelo de Jesus Góes, conhecido como “perninha”, preso em setembro com 24 pedras de crack.

O efetivo da delegacia e a Policia Militar da cidade trabalham desde as primeiras horas de segunda na captura dos fugitivos. Até o momento, nenhum preso foi recapturado.

Foto: Arnaldo Silva e Reinan Moreira