30 de ago. de 2020

Bahia comemora pela primeira vez o dia do Vaqueiro; Deputado Alex da Piatã presta homenagem

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

O deputado Alex da Piatã, líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, postou um vídeo em suas redes sociais o qual homenageia a todos os vaqueiros da Bahia. Neste dia 30, último domingo do mês de agosto, é comemorado o dia do Vaqueiro no Estado, lei em vigor graças a um projeto de autoria do político. 

“Meus amigos hoje é dia especial, dia estadual do Vaqueiro na Bahia. É o primeiro ano que comemoramos o dia do Vaqueiro que foi um projeto aprovado em novembro do ano passado. Uma classe querida e representativa do povo do nordeste, com uma cultura milenar que precisamos valorizar muito. A figura do vaqueiro se confunde com a figura do sertão e do povo nordestino. Deus abençoe a todos os vaqueiros baianos”, afirmou. 

Pela lei número 14.179 de 27 de novembro de 2019, sancionada pelo governador Rui Costa (PT), apesar de não ser considerado feriado civil, o dia do Vaqueiro pode ser comemorado, pelo calendário oficial de Eventos do Estado, sempre no último domingo do mês de agosto. 

Desde 2011, a figura do vaqueiro se transformou em um patrimônio imaterial da Bahia, através da sanção do Decreto n° 13.150, pelo então governador Jaques Wagner (PT), na inserção do Livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer o Ofício de Vaqueiro em ação vinculada ao o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário