Redação Portal Cleriston Silva PCS
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (13) que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeca “é ainda a nossa melhor opção" de imunização para covid-19. De acordo com informações da Agência Brasil, a declaração foi dada durante audiência pública na Comissão Mista do Congresso que fiscaliza as ações do governo no combate à pandemia. Na mesma ocasião, Pazuello também falou sobre a vacina russa anunciada nesta semana.O ministro afirmou que sua eficácia ainda não está clara. “Está muito incipiente, as posições estão ainda muito rasas, nós não temos profundidade nas respostas, nós não temos o acompanhamento dos números”, ponderou. A conclusão, acrescentou, foi tirada depois de uma reunião realizada na última quarta-feira (13) com a participação do governador do Paraná, Ratinho Júnior, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), representantes da empresa russa e da embaixada daquele país.
Para Pazuello, a vacina russa poderá ser viável mas, até lá, vai depender de muita negociação, muito trabalho para seja avalizada pela Anvisa e , a partir daí, a compra discutida. “Ontem recebi uma empresa, a Covax, americana, com uma sede de fabricação na Tailândia, que também trouxe a possibilidade de fabricação, mas também com prazos um pouco mais dilatados”, adiantou. Nesse último caso, a previsão de produção seria março ou abril de 2021.
O Brasil assinou um acordo de US$ 100 milhões com a AstraZeneca-Oxford, que também prevê transferência de tecnologia para a produção da vacina no Brasil. Outras instituições brasileiras também estão colaborando com grandes empresas farmacêuticas internacionais para pesquisa e desenvolvimento de uma vacina para covid-19. “Vamos fazer a contratação, eu acredito, até sexta-feira, com o empenho de recursos para a empresa AstraZeneca, junto à Fiocruz. Essa é a mais promissora, mas não deixamos de estar atentos a todas as outras”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário