15 de ago. de 2020

Datafolha: avaliação de Bolsonaro melhora e para 47% dos brasileiros ele não é culpado pelas 100 mil mortes

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Apesar de o Brasil, há poucos dias, ter atingido o número de 100 mil mortos pelo novo coronavírus, os brasileiros se dividem, segundo a Folha de São Paulo, em relação à responsabilidade de Jair Bolsonaro (sem partido) pela trágica marca. 

Segundo publicação do periódico, quase metade deles, 47%, dizem acreditar que o presidente não tem culpa nenhuma pelos óbitos. Os que acham que Bolsonaro tem responsabilidade somam 52% —são 11% os que o veem como principal culpado e 41% os que dizem que ele é um dos culpados, mas não o principal. 

Os dados são de pesquisa Datafolha feita por telefone com 2.065 brasileiros adultos que têm celular, nos dias 11 e 12 de agosto. A marca das 100 mil mortes pela Covid-19 foi atingida no dia 8 de agosto, menos de cinco meses apos o registro da primeira morte decorrente da doença no país. 

Ainda de acordo com a Folha, o percentual dos que não atribuem ao presidente responsabilidade pelas mortes é maior entre aqueles que consideram seu governo ótimo ou bom (80%) e entre os que votaram nele no segundo turno das eleições (64%). De forma inversa, entre os que consideram o atual governo ruim ou péssimo, 86% creem na responsabilidade parcial ou total do governante pelos óbitos. 

A mesma pesquisa mostrou que Bolsonaro tem a melhor avaliação desde começou seu mandato, em 2019: 37% consideram seu governo ótimo ou bom. Os que avaliam o governo como regular são 27% e os que o veem como ruim ou péssimo, 34%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário