10 de jun. de 2020

Prefeitura de Monte Santo decreta restrição em atividades do comércio e toque de recolher durante cinco dias

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A prefeitura de Monte Santo, a 182 quilômetros de Serrinha, publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (10), a suspensão de todas as atividades do comércio, além de toque de recolher. A medida busca conter a taxa de contaminação da Covid-19 no município, que, nos últimos cinco dias, ficou em 17,49%. Diante disso, a prefeitura decidiu que fica suspenso, entre a próxima sexta (12) e terça-feira (16), o funcionamento de todos os estabelecimentos de comércio e serviços da cidade. A medida pode ser prorrogada.

Segundo a prefeitura, as agências bancárias também deverão suspender serviços e manter estabelecimentos fechados. Além delas, seguem interrompidas as atividades da feira da cidade e nos seus distritos, assim como a realização de cultos, missas e eventos religiosos. No caso de farmácias, distribuidores de água e gás, elas podem funcionar somente por entrega em domicílio.

Possuem autorização para funcionar serviços de postos de combustível. Estes estabelecimentos podem operar com atividades normais, desde que mantenham higienização e desinfecção de todo o ambiente de forma contínua. As unidades básicas de saúde, bem como serviços desse gênero, também permanecerão em funcionamento normal nestes dias, segundo informou o município.

No decreto, a prefeitura cita a situação da pandemia do coronavírus em todo o mundo e considera "a célere propagação" dos casos em Monte Santo, "com óbitos, havendo possibilidade de ampliação da disseminação da doença através do contágio pessoal, potencializada por aglomerações, podendo vir a ocasionar um colapso no sistema municipal de saúde". O decreto fala em "lockdown", mas proíbe a circulação de pessoas apenas das 20h às 5h.

O decreto prevê que o não cumprimento das medidas será caracterizado como infração à legislação municipal e estará sujeito a penalidades, tais como cassação de licença de funcionamento e multa no valor de R$ 1 mil. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na terça-feira (9), Monte Santo registrou 14 casos confirmados do coronavírus. Uma pessoa morreu por coronavírus no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário