18 de jun. de 2020

Família que deixou São Paulo para passar férias em Ribeira do Pombal testa positivo para Covid-19

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Uma família que deixou São Paulo no início deste mês para passar férias em Ribeira do Pombal, município localizado na região nordeste da Bahia, foi testada positivo para coronavírus. O grupo viajou em dois carros e desembarcou em território baiano no dia 6 de junho. No dia 7, eles apresentaram os primeiros sintomas da Covid-19.

Uma integrante do grupo, uma senhora, precisou ser internada, recebeu alta na última terça-feira (16), mas sofreu um princípio de infarto na quarta-feira (17). Ela está a caminho de Salvador, onde receberá atendimento médico em um leito de UTI.

“Descobrimos o caso através de nosso monitoramento, que já estávamos fazendo no município. A família tem casa em um povoado de Ribeira do Pombal, que tem acesso pela BR. Eles não passaram pela nossa barreira sanitária", disse a secretária de Saúde de Ribeira do Pombal, Lakcelma Costa.

"No dia 7, um domingo, um dos integrantes da família manifestou sintomas leves. Na segunda-feira, dia 8, realizamos o RTPCR dessa pessoa, e no dia 11 tivemos a confirmação. A partir desse caso, realizamos a testagem em todas os contatos intra-domiciliares e tivemos o resultado, no dia 16, que todos estão com resultado positivo para Covid-19. Todos estão em isolamento e receberam informações aqui da Secretaria de Saúde”, completou Lakcelma Costa.

Segundo a secretária, a senhora que teve o quadro agravado foi regulada para o Hospital Espanhol, unidade de saúde localizada no bairro da Barra, em Salvador, destinada a atendimento exclusivo para pacientes diagnosticados com coronavírus.

“Uma senhora teve sintomas leves, ela depois precisou de atendimento médico. Encaminhamos para a nossa unidade de pronto atendimento municipal. Ficou internada e foi liberada na terça-feira. Mas ontem teve um princípio de infarto e precisou voltar a ser internada. Estava em regulação”, contou a secretária.

Os demais integrantes da família são acompanhados pela Secretaria de Saúde do município e recebem orientações por meio de telemedicina. “Estamos monitorando diariamente essa família com nossas equipes da Secretaria de Saúde. Estamos mantendo contato por meio de teleatendimento médico. Estamos fazendo isso com todas as pessoas que estão com monitoramento. Temos uma equipe voltada para esse contato telefônico, assim como uma equipe de campo”.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), divulgado na noite de quarta-feira (17), Ribeira do Pombal registra 47 casos confirmados de coronavírus, com uma morte. Lakcelma Costa relata que alguns casos são importados. Na última quarta-feira, por exemplo, o município notificou que uma adolescente de 19 anos, que havia regressado de São Paulo recentemente, foi diagnosticada com a doença.

“É uma coisa inevitável pelo momento em que estamos vivendo. Algumas pessoas deixaram o município em busca de oportunidades e, por conta do coronavírus, perderam o emprego e precisaram retornar. A gente está acolhendo da melhor forma possível", disse.

"Só precisamos que as pessoas nos comuniquem, passem pela nossa barreira. A gente busca o apoio da população para realizar esse trabalho de monitoramento, para dar informações sobre a importância de se cumprir a quarentena. Para a gente conseguir evitar a proliferação do vírus no município”, concluiu. As informações são do G1/Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário