8 de abr. de 2020

Homem de 33 anos é o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Serrinha

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Paciente está bem, diz Prefeitura
O município de Serrinha registrou nesta terça-feira (7) o primeiro caso confirmado de coronavírus. Agora, a região do Sisal totaliza dois casos confirmados – o primeiro foi em São Domingos, a 73 km de Serrinha. Serrinha ainda investiga outros três casos suspeitos do novo vírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é um homem de 33 anos, que retornou de viagem internacional recentemente. Ele chegou a Serrinha no dia 28 de março e, dois dias depois, apresentou sintomas de Covid-19.

A Secretaria informou ainda que o paciente entrou em contato por telefone com a Vigilância Epidemiológica e, imediatamente, foi isolado e submetido ao exame para coronavírus com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que testou positivo para Covid-19. Ainda de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, o paciente está bem, em isolamento domiciliar e não possui doenças associadas aos grupos de risco. No município a orientação é que todos permaneçam em casa.

Enfermeira infectada visitou familiares em Serrinha - O prefeito Adriano Lima informou, por meio de um vídeo postado nas redes sociais nesta terça-feira (7), que uma moradora de Salvador que teve teste positivo para o novo coronavírus esteve em Serrinha, na semana passada, dias antes de sair o resultado do exame.

A paciente é uma enfermeira, plantonista do Hospital Municipal de Monte Santo, mora em Salvador e esteve na cidade de Serrinha em visita a familiares. Segundo nota da prefeitura de Monte Santo, ela apresentou os sintomas da doença ainda em Serrinha e, em seguida, retornou para a capital baiana. Todas as pessoas que tiveram contato com a enfermeira serão monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.

O prefeito salientou que o Hospital Municipal está aberto 24h, para atendimento exclusivo de síndromes gripais e casos suspeitos de coronavírus e, por isso, suspendeu as agendas ambulatoriais da unidade de saúde. Pacientes com outras enfermidades devem procurar os postos de saúde. O comércio de Serrinha e espaços públicos estão fechados. A feira livre de confecções e cerimônias religiosas também estão suspensas.

"O momento não é de pânico, mas de conscientização de toda a população para a necessidade de continuar seguindo as orientações das medidas preventivas, como lavar sempre as mãos com água e sabão, evitar aglomerações e se manter em casa. A Prefeitura de Serrinha está tomando todas as medidas para garantir um bom atendimento da população", disse a Secretaria de Saúde em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário